1) Elabore uma frase identificando a localização geográfica
de Roma.
2) Por que a origem histórica de Roma é considerada a
verdadeira? Cite os povos que fundaram Roma.
3) Elabore uma pirâmide para a sociedade romana. Escreva
suas camadas e a caracterização de cada uma.
4) Quem governava Roma de fato, na República era o
Senado. Escreva sobre ele.
5) Por que os plebeus empreenderam lutas para conquistas
de direitos? O que conquistaram?
Respostas
Resposta: 1.Roma, atual capital da Itália, é o centro de onde emergiu um dos mais extensos impérios constituídos durante a Antiguidade. Fixada na porção central da Península Itálica, esta cidade foi criada no século VIII a.C. e contou com diferentes influências culturais e étnicas.
2.De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
3.Clero (Ponta)
Nobreza (meio)
Camponeses e servos (Base)
(faça um pirâmide e coloque nessa ordem do primeiro ao último)
4.Instituições da República Romana
Senado – ocupava-se da política internacional e da supervisão das magistraturas e era convocado pelos cônsules, pretores ou pelo tribuno da plebe. ... Os senadores eram patrícios que haviam desempenhado alguma magistratura ou tinham feito algo relevante para a República.
5.No começo do século V a.C. essa situação de desigualdade motivou vários plebeus a organizarem a primeira das várias revoltas em que esse grupo da sociedade romana reivindicava seus direitos políticos. Nessa primeira ação, os plebeus se dirigiram até o Monte Aventino e ameaçaram não mais garantir a proteção militar da cidade. Por meio da manifestação conseguiram estipular a criação da magistratura de tribuno da plebe, que poderia vetar leis e decisões que fossem contra o interesse dos plebeus.Na medida em que uma parte dos plebeus se enriquecia, percebemos que esses passaram a ter uma importância política e econômica cada vez mais central na vida de Roma. Desse modo, diversas famílias patrícias tinham interesse em reforçar os laços com os plebeus enriquecidos através do casamento.
Explicação: Espero que não tenha ficado confuso, espero ter ajudado :)