“Teoricamente, exercícios aeróbicos moderados e leves usam gordura como principal fonte de energia, enquanto atividades intensas priorizam o consumo glicose - pois o corpo necessita de energia rápida. Mas isso não quer dizer que um treino moderado é o mais eficiente para reduzir o estoque de gordura corporal, como se acreditou durante muito tempo. Hoje, a maior parte dos especialistas defende que modalidades aeróbicas (corrida, caminhada, ciclismo, natação) feitas em alta intensidade são as mais eficientes para mobilizar os estoques de gordura. Motivo: mesmo que a gordura não seja o principal combustível, esse tipo de treino proporciona grande gasto calórico e gera um estresse muito grande no organismo. Assim, você gasta muita energia para se recuperar do esforço e o metabolismo pode ficar acelerado por até 48 horas, aumentando a queima de gordura.”
Respostas
O texto acima reforça a importância dos treinos em alta intensidade, no sentido de haver maior mobilização da gordura, quando se comparando com treinos de baixa intensidade.
Na Biologia, isso se deve à maior capacidade de bombeamento sanguíneo, e da própria frequência cardíaca, que torna capaz a maior demanda energética do organismo, que passa a utilizar os estoques de gordura como fonte de energia.
Nas atividades aeróbicas de grande intensidade nosso corpo começa a trabalhar na chamada zona sub máxima de esforço e desse modo nossas rotas de glicose não são suficientes para as demandas energéticas, desse modo nosso corpo começa a mobilizar gorduras em altas quantidades para u essas possa suprir nossa demandas metabólicas.
Outro importante ponto dos treinos de alta intensidade é que eles são considerados como treinos metabólicos, uma vez que devido ao estimulo intenso eles proporcionam um aumento na nossa mobilização de gorduras por até 48 horas pós exercício, logo tal tipo de treino é eficiente para queima de gorduras.
Aprenda mais sobre treino metabólico: https://brainly.com.br/tarefa/41625603