Leia o texto.Aquele bêbado—Juro nunca mais beber - e fez o sinal da cruz com os indicadores. Acrescentou: - Álcool.O mais ele achou que podia beber. Bebia paisagens, músicas de Tom Jobim. versos de Mário Quintana. Tomou um pileque de Segall. Nos fins de semana, embebedava-se de índia Reclinada, de Celso Antônio.—Curou-se 100% do vido - comentavam os amigos. Só ele sabia que andava mais bêbado que um gambá.Moireu de etilismo abstrato, no meio de uma carraspana de pôr do sol no Leblon, e seu féretro ostentava inúmeras coroas de ex-alcoólatras anônimos.Carlos Drummond de Andrade. Contos plousveís. fóo de Janeiro: Record, 1991.A causa mortis do personagem, expressa no último parágrafo, adquire um efeito irônico no texto porque, ao longo da narrativa, ocorre uma metaforizaçao do verbo beber. com vistas no efeito do sentido gerado pelo recurso da linguagem figurada, comente de que forma o sentido literal é desconstruído.
Respostas
Resposta:
metaforização do sentido literal do verbo “beber”.
Explicação:
Determinado problema do personagem do conto é apresentado logo no primeiro parágrafo: o alcoolismo. Ele jura não mais beber, mas faz uma restrição: não vai mais beber álcool. Até esse ponto do texto, o leitor entende o verbo beber em seu sentido denotativo: ingerir líquido, especialmente bebida alcoólica (no caso do personagem); embriagar-se. Entretanto, do segundo parágrafo em diante, o leitor percebe que o personagem faz a restrição anunciada, mas permite-se o prazer de beber cultura: música, literatura, artes visuais… Assim, desse ponto em diante é empregado o verbo beber em sentido conotativo. Portanto, a resposta correta é a opção A.
O sentido literal foi desconstruído por meio do uso do sentido figurado, no segundo parágrafo.
Na primeira parte do texto o verbo "beber" aparece em seu sentido denotativo, sendo usado para fazer referência à ingestão de líquido, no caso, álcool.
Já na segunda parte do texto o verbo "beber" aparece em seu sentido conotativo, sendo usado para fazer referência à ingestão de arte: músicas, poemas.
- No sentido conotativo é atribuído às palavras um sentido figurado, diferente do literal;
- No sentido denotativo tem-se o sentido real/literal das expressões e palavras. É o real sentido da língua portuguesa.
Leia mais sobre os sentidos conotativo e denotativo:
- https://brainly.com.br/tarefa/25085105