Respostas
Resposta:
Oi, tudo bem?
Coronelismo, foi política brasileira durante a República Velha (1889-1930), também conhecida como "governo dos coronéis", responsável pela centralização do poder político nas mãos de um oligarca localmente dominante, conhecido como coronel, que distribuía favores em troca de lealdade.
Com o tempo, o comércio e a indústria crescentes no estado de São Paulo serviriam para minar o domínio da política da república pela pequena nobreza rural paulista (dominada pela indústria do café) e por Minas Gerais (dominada pelos laticínios) - conhecida então por observadores como a política do café com leite. No governo de Getúlio Vargas, o Brasil mudou para uma estrutura de estado mais centralizada que serviu para regularizar e modernizar os governos estaduais, caminhando para o sufrágio universal e votos secretos, libertando gradualmente a política brasileira das garras do coronelismo. No entanto, o legado das oligarquias ainda é fortemente visível. A política brasileira ainda é conhecida por ser altamente patrimonial, oligárquica e personalista.
Bons estudos.❤
Coronelismo prática derivada de um sistema político vigente durante a primeira república pela qual pessoas (coronéis) ricas mantinham-se no poder por meio da "troca de favores" ou da violência, ocorria no nível local (mundial).