Respostas
Resposta:
n
a
o
s
a
i
a
d
e
c
a
s
a
s
e
m
a
l
c
o
o
l
Explicação passo-a-passo:
Resposta: no dia 31 de dezembro de 2019 ,a organização mundial de saúde (OMS) recebeu .uma alerta a respeito de caso pneumonia ocorrendo .na cidade wuhan na china . em 7 de janeiro de 2020 identeficou-se coronavíros - esse virus foi chamado inicialmente de 2019 - ncov e , postoriormente , desars -cov -2 a doença provocada pela sars-cov-2 ficou conhecida como covid . a doença provocada pelo sars -cov 2 foi conhecida como covid 19 e se tormou um problema de saúde publica mundial espalhando - se rapidamente atingiu todos os continente ainda os primeiros messes de 2020 .no dia 11 de março a covid 19 foi caracterizado como uma pandemia pela oms para contar o avanço da doença pelo o mundo varias cidade suspenderam eventos e aulas, além de fecharem suas fronteiras. Em algumas regiões, foi adotado o lockdown, uma medida rígida que se caracteriza pelo bloqueio total de uma área, limitando a circulação de pessoas.
Até às 10:34 h de 25 de fevereiro de 2021, haviam 111.999.954 casos confirmados de COVID-19, incluindo 2.486.679 mortes, e notificados à OMS. A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus, mais precisamente o SARS-CoV-2. Os coronavírus, que recebem esse nome por se assemelharem a uma coroa quando vistos em microscopia eletrônica, causam infecções respiratórias, que vão desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves.
Os sintomas da COVID-19 são bastante semelhantes a uma gripe ou resfriado, entretanto, a doença pode se agravar levando a uma síndrome respiratória grave. Entre os sintomas mais comuns, estão:
Febre
Tosse seca
Cansaço
Outros sintomas também podem ocorrer, tais como diarreia, náuseas, vômito, dor de garganta, coriza e congestão nasal, perda ou diminuição do paladar e olfato, diminuição do apetite e dificuldade respiratória. Vale destacar que algumas pessoas não possuem sintomas e outras podem desenvolver complicações.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 20% dos casos de COVID-19 necessitem de internação devido à dificuldade respiratória, dos quais 5% necessitam de suporte respiratório. Os casos mais graves ocorrem, geralmente, em indivíduos idosos e nas pessoas que apresentam problemas como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes.
Leia também: Doenças causadas por vírus
Explicação passo-a-passo: