• Matéria: Biologia
  • Autor: fabianaMendes50
  • Perguntado 5 anos atrás

fale pelo menos de dois tecidos vegetais adultos, evidenciando tipos de células e funções de cada um deles?​

Respostas

respondido por: melrainhadetodos123
1

Resposta:

Os tecidos de sustentação do vegetal proporcionam suporte mecânico à planta, garantindo que o vegetal seja capaz de sustentar-se. Graças a esses tecidos, a árvore não se quebra quando sofre a força do vento, por exemplo.

Podemos considerar dois tecidos que apresentam essa função: o colênquima e o esclerênquima. A seguir, falaremos mais a respeito desses importantes tecidos.

Colênquima é uma palavra derivada do grego colla, que significa cola. O nome desse tecido remete ao fato de que ele apresenta células com paredes primárias que, ao microscópio, apresentam-se brilhantes.

Esse tecido vegetal tem como função principal garantir a sustentação de partes do vegetal que estão em crescimento primário e estão, portanto, sujeitas a constante movimentação. Esse tecido é encontrado, por exemplo, em nervuras de folhas e em caule de plantas herbáceas. Geralmente, o colênquima tem o formato de um cilindro contínuo e localiza-se logo abaixo da epiderme. Pode ainda ocorrer como cordões isolados.O colênquima é um tecido cujas células possuem parede celular primária espessada que são vivas na maturidade

Essa última característica é observada também no parênquima. O formato das células do colênquima é bastante variado, sendo observadas células curtas, longas e isodiamétricas. As células do colênquima são capazes de retomar a atividade meristemática.

Explicação:

O colênquima e o esclerênquima apresentam em comum o fato de serem tecidos de sustentação. Entretanto, diferenciam-se por apresentar algumas características distintas em relação às células. Veja o quadro abaixo com as principais diferenças entre colênquima e esclerênquima:

Colênquima

Esclerênquima

Células vivas na maturidade

Células geralmente mortas na maturidade

Células com espessamento da parede primária

Células com espessamento da parede secundária

Ausência de lignina nas paredes

Presença de lignina nas paredes (ausência de lignina é uma situação rara nas células do esclerênquima)

Espessamento irregular da parede

Espessamento regular da parede

Suas células podem alongar-se na maturidade.

Suas células não podem alongar-se na maturidade.

Perguntas similares