• Matéria: História
  • Autor: adilson22bpm
  • Perguntado 5 anos atrás

sobre a revolução industrial ,e correto afirmar que houve um planejamento social e urbano nas cidade ?

Respostas

respondido por: irenefontes
0

Resposta:

A principal característica do fenômeno urbano é a primazia do urbano per se sobre o rural (VELHO, 1973), esta condição ocorreu impulsionada pela Revolução Industrial, entre séculos XVIII e XIX, decorrente de vários fatores: o desaparecimento progressivo do campesinato; o aumento do número de trabalhadores nas cidades (proletariado), e formação de uma mão-de-obra com escolaridade comum e qualificada para trabalhos simples; o movimento de migração de populações do campo para a cidade; avanço nas tecnologias de produção de alimentos; o constante crescimento das cidades, e com isso a constituição de um forte mercado interno, maior escoadouro para os produtos do país (HOBSBAWM, 2003); estruturação também de um mercado externo mais dinâmico e seguro, propício à acumulação de capitais. Ou seja, a formação do fenômeno urbano nas grandes cidades industriais do século XIX, pode ser explicada por uma conjugação de fatores endógenos e exógenos.

A causa deste processo foi à consolidação das economias de mercado nas grandes cidades e posteriormente do capitalismo industrial, fruto da expansão do comércio e da circulação global de mercadorias.

O crescimento das cidades e a expansão sem precedentes da urbanização, nos países ricos do hemisfério norte, constituíram a base e princípio do que chamamos de economias-mundo, este acontecimento passou a ser objeto de estudos de historiadores, geógrafos, economistas, urbanistas, sociólogos e antropólogos.

O processo acelerado da urbanização acarretou uma série de problemas urbanos que afetou a dinâmica das cidades. Populações amontoavam-se nas grandes cidades oriundas do campo e de diversas localidades.

Perguntas similares