preciso desta resposta
Na Idade Média, a religião cristã era predominantemente hegemônica na cultura ocidental. Nesse período, a Igreja era tão detentora de poder sobre o povo quanto à Coroa. A concentração dessa hegemonia encontrava-se relacionada também às censuras persecutórias aos considerados pagãos ou blasfêmios. Em relação à religiosidade praticada nesse período é correto afirmar que:
I) A religião tinha um caráter mais objetivista e, por isso, sanava todas e quaisquer questões acerca da realidade.
II) A religião era subdividida em áreas de conhecimento, o que possibilitava as explicações mais diversas sobre os fenômenos naturais e sobrenaturais.
III) A religião tinha caráter mais subjetivista, ou seja, as questões relacionadas à realidade e à sobrenaturalidade não eram questionadas em nível social.
Respostas
Explicação:
I) A religião tinha um caráter mais objetivista e, por isso, sanava todas e quaisquer questões acerca da realidade.
Resposta: letra D
Explicação:
d)
Está correta somente a resposta III.
Resposta correta
Na Idade Média, a religião tinha um caráter mais subjetivista. Isso não quer dizer que a religião não pudesse ser interpretada de forma individualizada, mas que não havia questionamentos coletivos em relação a fenômenos naturais, ou questionamentos que confrontassem a instituição religiosa. Dois eram os motivos: a ciência e a filosofia existiam dentro da instituição religiosa; o caráter subjetivista era censurado, os questionamentos, em nível coletivo, eram camuflados por conta das ações de repressão. Somente a partir do Renascimento, ou seja, da Idade Moderna, é que o discurso religioso passa a se modernizar e as áreas de conhecimento começam a se desmembrar e ganhar certa autonomia de pesquisa.