Respostas
Resposta:
Os papeis sociais são expectativas socialmente construídas acerca do comportamento de um indivíduo em determinada posição social.
Explicação:
Parte do processo de construção de nossa identidade cultural está ligada à busca de propósito individual do sujeito dentro do contexto em que vive. Isso quer dizer que a busca pelo que desejamos ser, ou seja, o que enxergamos como parte essencial de nossa identidade individual, é, em parte, construída em conjunto com a cultura que carregamos, isto é, os aspectos da sociedade que aprendemos a partir do convívio com o nosso meio. Esse processo, pelo qual as crianças e outros novos membros de uma sociedade aprendem o modo de vida do grupo, é chamado de socialização. Esse é o meio principal de transmissão de uma cultura.
É por meio do processo de socialização que os sujeitos aprendem sobre os papéis sociais, isto é, expectativas socialmente definidas acerca do comportamento de uma pessoa de acordo com a sua posição social. O comportamento que se espera de uma mãe, por exemplo, é definido por convenções sociais e deve ser seguido por toda mulher que venha a se tornar mãe, independentemente de suas perspectivas pessoais. Isso é parte do enorme caminho que percorremos em direção à contínua edificação de nossa identidade.