• Matéria: Filosofia
  • Autor: nicoly019weder
  • Perguntado 5 anos atrás

Segundo Antonio Gramsci, filósofo italiano do século passado, a Filosofia

Respostas

respondido por: livialilimaia
248

Resposta:

A pesar de ter duas características próprias não está ausente do cotidiano dos indivíduos, uma vez que se encontra em instância da vida ordinária como a  linguagem, o senso comum, o bom senso e a religião.

Explicação:


luan6328: está correta
eg28072003: SIM!!!!!
leticiaff976: Letra C
respondido por: larissamagrani
0

Para Gramsci, a filosofia é algo natural para o ser humano. Assim, todos podem ser filósofos. Basta, porém, debruçar-se a assuntos ordinários e que fazem parte do cotidiano (C).

Segundo o autor, todos têm suas ideologias, mas elas precisam ser questionadas.

A ideologia está associada aos elementos sensoriais e, assim, distingue ideologia historicamente orgânica da ideologia arbitrária.

A primeira diz respeito a pensamentos que foram cunhados pela ciência e são positivas para o ser humano, como: ser a favor da vacinação por acreditar que ela oferece benefícios ao ser humano; a segunda, por sua vez, precisa ser reformulada e criticada, pois é disseminada pela burguesia sem precedentes científicos. Exemplo: o terraplanismo.

Assim, para que a ideologia arbitrária seja propagada no mundo, há o recurso do convencimento e da persuasão. Com isso, se firma a ideia de se impor argumentos e lógicas falsas à classe dominada em face da classe dominante.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15195705

Anexos:
Perguntas similares