4. Faça um resumo da história do Cinema brasileiro e de exemplos de produções cinematográficas
brasileiras que se destacaram nos últimos tempos. Pesquise!
Respostas
Resposta:
A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro.
No mundo, o cinema tem início em dezembro de 1895, na cidade de Paris. A película exibida foi Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière, dos irmãos Lumiére.
Inicialmente o cinema era mudo, e somente na década de 1930 surge o cinema falado
e as produções são essas:Conspiração Filmes
A Conspiração é uma produtora de tamanho considerável, para os padrões brasileiros. Sua área de atuação é muito diversificada, envolvendo Cinema, Publicidade, TV, criação de conteúdo corporativo e outros.
Essa diversificação pode significar muito aprendizado e experiência para quem trabalhar lá. Tem sedes no Rio de Janeiro, em São Paulo e na cidade de Betim, próxima a Belo Horizonte.
O2 Filmes
A O2 Filmes é a produtora independente brasileira responsável por obras como Cidade de Deus (2002) e Ensaio Sobre a Cegueira (2008), adaptação para cinema do livro homônimo de José Saramago, ambos do diretor brasileiro Fernando Meirelles. Está presente no Rio e em São Paulo.
Bananeira Filmes
Essa produtora é mais conhecida pelo nome de sua fundadora, Vânia Catani. Ela é membro da Academy of Motion Picture Arts and Science, academia norte-americana responsável pela produção do Oscar, premiação cinematográfica mais conhecida do mundo.
A principal característica da Bananeira é investir em produções independentes de qualidade artística inquestionável.
LC Barreto Filmes
Responsável por sucessos como Dona Flor, O Quatrilho (1996) e O Que É Isso, Companheiro? (1998), a LC Barreto Filmes nasceu da sociedade de Lucy, Luiz Carlos e Paula Barreto. A produtora está sediada no Rio de Janeiro, mas tem escritórios espalhados pela América Latina, com projetos no Equador, por exemplo.
Dezenove Produções
Dentre outras desta lista, a Dezenove é uma das mais recentes. Fundada em 1991 por Sara Silveira, Maria Ionescu e Carlos Reichenbach, a produtora produz longas para o mercado brasileiro e internacional.
Descoloniza Filmes
Como o nome indica, a Descoloniza se propõe “descolonizar o pensamento”, nas suas próprias palavras. Fundada por Beatriz Seigner (formada pela AIC) e Ibirá Machado, a produtora privilegia criações feitas por mulheres, fora do eixo de Estados Unidos e Europa Ocidental e com temáticas disruptivas.