a asia e o maior continente do mundo em extensão territorial e em população, tendo aproximadamente metade da população mundial vivendo alii.Devido ao seu grande tamanho, o continente asiaticotem muita diversidade de vegetação,clima e relevos.A partir do que foi lido no livro didatico analise como o meio ambiente e tratado no continente
Respostas
Explicação:
O resultado de todo o crescimento populacional e econômico é um tremendo déficit ecológico. No início da década de 1960 o continente asiático possuía superávit ecológico. Contudo, a Pegada Ecológica cresceu muito mais rápido do que a Biocapacidade, chegando a 9,956 bilhões de hectares globais (gha) contra 3,283 bilhões de gha. Portanto, o déficit ecológico chegou a 6,673 gha em 2013.
Em termos per capita, a Biocapacidade da Ásia caiu de 1,06 gha em 1961 para 0,77 gha em 2013, sendo que, no mesmo período, a Pegada Ecológica subiu de 0,98 gha para 2,32 gha. Nota-se que a Pegada Ecológica per capita da Ásia em 2013 era menor do que a Pegada mundial de 2,87 gha. Porém, o déficit asiático é muito maior, o que se deve não ao padrão de consumo, mas sim ao tamanho da população em relação à Biocapacidade.
O crescimento demo econômico da Ásia é insustentável. No máximo que se pode fazer próximos 40 anos é equacionar o crescimento demográfico e econômico sem agravar ainda mais o déficit ambiental. Não será uma tarefa fácil diante de tantos problemas ecológicos como desertificação, degradação das fontes de água e dos ecossistemas, ondas letais de calor, aumento do nível dos mares, poluição do ar, etc.
Para a segunda metade do século XXI, o decrescimento demográfico poderá ajudar na sustentabilidade se também houver decrescimento econômico das atividades mais degradadoras do meio ambiente. Será preciso uma grande revolução tecnológica (mudança da matriz energética, maior eficiência produtiva, etc.) e a adoção do modelo de Simplicidade Voluntária para reduzir o consumo conspícuo e colocar a Pegada Ecológica em equilíbrio com a Biocapacidade.
Eu achei sobre isso nesse link caso ce queira saber mais sobre
www;ecodebate;com;br/2018/07/20/populacao-economia-e-deficit-ambiental-da-asia-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/