QUESTÃO 1 Analise os textos a seguir: GRZYBOWSKI, Carlos Tadeu. Introdução a Psicologia: Aplicação Pastoral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Texto 01: A filosofia no período pré-socrático estava envolvida principalmente com reflexões sobre a natureza. Tornou-se comum entender que Sócrates rompeu com essa perspectiva mudando a perspectiva para centralidade do ser. As frases “conhece-te a ti mesmo” e “só sei que nada sei”, pronunciadas contra os sofistas, tornaram-se lemas para a reflexão psicológica. Texto 02: João trabalhava muito. Como todo brasileiro, sua vida era uma correria, não tinha tempo para nada. Quando estava em casa, preocupava-se com o trabalho e quando estava no trabalho preocupava-se com a casa. Psicologia? Conhecer a si mesmo? Não havia tempo para isso. Como João, muitas famílias também vivem “correndo”, homens e mulheres “sem tempo”, inclusive para si próprios. Tempo? Tempo para a família? Para o próximo? Vive-se sem tempo inclusive para coisas básicas e essenciais como o simples ato de pensar. A sociologia contemporânea tem apontado para o trabalho como uma forma de supressão da subjetividade. Essa lógica do trabalho cooperou para transformar o ser em cliente e nossas famílias em fatias de mercado. Assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
Alternativa 5:
(E) é a correta.
A relação entre as narrativas torna contemporânea a crítica de Sócrates. A formatação da humanidade a padrões comerciais promove a mecanização do humano, suprime a subjetividade e acorrenta a psique.
Explicação:
Penso eu que, a forma como o sistema conduz a sociedade escravizando e tirando do homem o tempo para conhecer a si mesmo. Neste sentido a subjetividade ficou em segundo plano isso é, quando ela chega a existir.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás