Desde a Pré-História, o homem, ao aprender a confeccionar objetos, os utilizou como ferramentas para auxiliá-lo nas mais diversas atividades, desde as domésticas até as relacionadas ao trabalho. Assim, foram desenvolvidos uma grande variedade de objetos, com os mais variados usos. Esses objetos foram criados por diversas civilizações, ao longo do tempo, e têm não somente uma valor funcional, mas estético também, pois é da natureza humana desenvolver o belo nos objetos mais corriqueiros.
LINKE, P. P.; FURLAN, A. P.; OLIVEIRA, D. M. de; SANTOS, V. B. dos. História da Arte e do Design. Maringá: Unicesumar, 2018
Para a moda, a história da arte tem papel fundamental, uma vez que os estudos sobre a indumentária são fonte inesgotável de referências não só estéticas, mas também estruturais. Entender como a vestimenta era pensada, estruturada e quais eram seus materiais, linhas, cores e formas, faz com que o designer amplie seu repertório imagético e combinando referências do passado com os materiais atuais pense em soluções de design. A seguir, você pode observar como as referências estilisticas de um determinado período histórico podem ser utilizadas como inspiração para o desenvolvimento de coleções atuais.
Fonte: Pinterest.
Nas imagens da composição 1, temos o Egito como referência estética e a Coleção Métiers D'Art da Chanel 2018. Na sequência de imagens 2, a referência estética é a Arte Bizantina na Coleção da Dolce & Gabanna 2013. Por fim na composição 3, temos as referências do estilo Rococó presentes na coleção da de inverno 2020/2021 da Moschino.
Considerando esse processo de referências estilisticas, discorra sobre 3 características referentes à arte de cada período, a seguir, e escolha um dos períodos e descreva uma proposta de look comercial (look passível de reprodução em série) que você desenvolveria como designer a partir das referências que pesquisou.
3 características da arte Egípcia.
3 características da arte Bizantina.
3 características da arte no Rococó.
Escolha um dos períodos e descreva um look que você desenvolveria, pode ser uma peça única ou uma combinação de peças, lembre-se de trazer as referências do período na sua descrição.
Respostas
Três características da arte Egípcia são ausência de sombra, elementos relacionados a religiosidade e Ausência de três dimensões.
Três características da arte Bizantina são ligação com a religião católica, representação em posição frontal, representação de autoridade do imperador.
Três características da arte no Rococó são uso de linhas em formato de concha, paisagens idílicas e alegres, texturas suaves.
Uma proposta de look comercial seria um casaco ou jaqueta, com elementos que se relacionam com o mar, conchas e ondas, em cores básicas como azuis, rosa e branco, sendo uma estampa leve e que dê uma empresa de ritmo.
Espero ter ajudado.
Resposta:
características da arte Egípcia
1 religiosidade
2 cores fortes
3 frontalidade
características da arte Bizantina:
1 frontalidade e rigidez
2 demonstração de poder e riqueza
3 ligação direta com a igreja católica
características da arte no Rococó
1 cores suaves
2 traços leves
3 elegância
Explicação: