• Matéria: Português
  • Autor: paolaalessandrapaulo
  • Perguntado 5 anos atrás

Uma das teorias mais conhecidas de Durkheim, e que conheceremos, mais detidamente, nesta unidade, diz respeito ao fato social. Para o autor, os seres humanos defrontam-se com regras e costumes na vida social que não foram criados por ele, mas, ainda assim, devem seguir para que a vida coletiva tenha sucesso. Dessa forma, o autor buscava analisar o fato social como “coisas”, à semelhança dos fenômenos naturais [...] (SILVA, D. C; BELAÇON, M. C. Fundamentos sociológicos e antropológicos da educação. 2020, p. 43). 
 

​SILVA, D. C; BELAÇON, M. C. Fundamentos sociológicos e antropológicos da educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 184p.


Com relação ao que Durkheim entende por fato social, analise as alternativa a seguir e assinale a correta. 

 

Alternativas

Alternativa 1:

Os fatos sociais têm o poder de fazer com que o indivíduo seja envolvido pela sua força exercida sobre a sociedade como um todo, influenciando de modo determinante suas ações.

Alternativa 2:

Apesar de o fato social ser o fator organizante da sociedade, este já não é mais utilizado para a explicação sociológica, mas sim para compreender as ações humanas do passado.

Alternativa 3:

A generalidade do fato social diz respeito à invenção de novos hábitos sociais nos quais as pessoas devem se engajar a fim de tornar-se comum e coletivo. 

Alternativa 4:

O fato social de Durkheim auxilia na compreensão da força que a sociedade exerce sobre o indivíduo, sobretudo, após a influência individual nas questões de decisão de cunho coletivo.

Alternativa 5:

Durkheim, autor da expressão fato social, acreditava que a sociedade recebia influência direta das pessoas, sendo estas protagonistas em uma organização social na qual a sociedade tinha papel secundário​

Respostas

respondido por: graycekellys
20

Resposta: Alternativa 4  

Explicação:

respondido por: Pim123
1

Resposta:

Alternativa 4:

O fato social de Durkheim auxilia na compreensão da força que a sociedade exerce sobre o indivíduo, sobretudo, após a influência individual nas questões de decisão de cunho coletivo.

Explicação:

Perguntas similares