• Matéria: Português
  • Autor: paolaalessandrapaulo
  • Perguntado 5 anos atrás

Perceba que, no senso comum, o uso do termo cultura é classificatório, portanto, colabora na distribuição de poder entre as diferentes condições humanas. Porém o que os estudos antropológicos nos mostram é que, quando falamos de cultura, nos referimos a um conceito que interpreta a vida social. Portanto, para nós, antropólogos(as), possuir cultura não é estabelecer hierarquias de civilidade, mas compreender o modo de vivência coletiva entre grupos, povos e nações, e essa compreensão não deve estabelecer qualificações que consideram determinadas culturas mais desenvolvidas que outras.

SILVA, Daiany Cris.; BELANÇON, Milena Cristina. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2020.


Analisando o fragmento de texto exposto acima, é possível afirmar que:
 

Alternativas

Alternativa 1:

As sociedades consideradas mais cultas devem ocupar as instâncias de poder.

Alternativa 2:

As sociedades “simples” e “complexas” nos permitem classificar diferentes tipos de culturas.

Alternativa 3:

A sociedade deve ser analisada a partir de como as pessoas se relacionam e constroem a cultura.

Alternativa 4:

As sociedades que detém grande parte do conhecimento formal possuem mais cultura do que as outras.

Alternativa 5:

A sociedade e a forma como as pessoas se relacionam determinam os grupos com cultura mais desenvolvida.


renisilvaa: qual é a resposta vc sabe
jricardopcaldas: Alternativa 3.Temos o costume do olhar o estranho e ver com pré conceito. Habito ruim que gera radicalismo.
A antropologia nos dá percepção de olhar o outro com critérios e mergulhar no mundo do outro, temos que estranhar o familiar e familiarizar o estranho.
Conhecer a diversidade, entender o mundo, a cultura e religiosidade não como a verdadeira, mas como nossa e tentar ver a do outro como se fosse nossa.

Respostas

respondido por: tagliettimariana
17

 De acordo com o texto pré-estabelecido na questão, a cultura não deve hierarquizar determinadas sociedades, mas sim, entender o modo como cada sociedade vive e constrói sua cultura.  

 Assim, não poderá haver distinções sobre o "grau" de civilidade por conta da maneira que sua cultura é construída, portanto, a alternativa 3 - A sociedade deve ser analisada a partir de como as pessoas se relacionam e constroem a cultura, é a correta.

 A cultura antropológica estuda tanto sociedades atuais, quanto sociedades já extintas.

respondido por: graycekellys
6

Resposta: Alternativa 3

Explicação:

Perguntas similares