Descreva os seguintes eventos históricos da primeira república:
a) Revolta da vacina
b) bota-baixa
c) Revolta da chibata
d) Guerra do contestado
e) Guerra de canudos
Respostas
Resposta: A) Revolta da vacina
A Revolta da Vacina foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Data: 10 de nov. de 1904 – 18 de nov. de 1904
Período: 10 a 16 de novembro de 1904
Causas: Lei de vacinação obrigatória; Insatisfação popular com os serviços públicos
b) bota-baixa
No início do século XX, o Rio de Janeiro era a principal e maior cidade do país. Os constantes fluxos migratórios e imigratórios favoreceram um intenso processo de urbanização, que demandava uma reestruturação espacial daquele que era considerado o cartão postal do país. Na base desse debate sobre a necessidade de um planejamento urbano – tanto no Rio quanto em Paris –, esteve presente o conceito de política higienista, relacionada com as precárias condições sanitárias das habitações urbanas, especialmente as coletivas. Uma das figuras preeminentes desse debate foi Pereira Passos, que entre 1857 e 1860 frequentou vários cursos na École de Ponts et Chausséesrios cursos na acom os engenheiros em Paris, onde acompanhou as obras empreendidas por Georges Haussmann com o intuito de transformar a capital francesa em uma cidade “civilizada”, de acordo com os padrões da época.
C) Revolta da chibata
A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos. Em 1888, o Brasil se tornou o último país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão.
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Data: 22 de nov. de 1910 – 26 de nov. de 1910
d) Guerra do contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina.[1] A região, marcada por muitos conflitos ligados a disputas de limites entre os dois estados, era conhecida como Contestado.
Local: Santa Catarina
Data de início: outubro de 1912
Data de término: agosto de 1916
Data: 22 de outubro de 1912 - Agosto de 1916
Desfecho: Acordo de limites entre os governos de Paraná e Santa Catarina
e) Guerra de canudos
Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos foi um conflito armado que envolveu o Exército Brasileiro e membros da comunidade sócio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro, em Canudos, no interior do estado da Bahia.
Local: Bahia
Data: 7 de nov. de 1896 – 5 de out. de 1897
Desfecho: Vitória das tropas federais e destruição total da cidade de Canudos
Explicação: Obrigado, de nada!