O Direito pode ser estudado sob dois prismas distintos: a teoria zetética e a teoria dogmática. De acordo com a teoria zetética, é CORRETO afirmar que: a) O pressuposto básico desta teoria é a certeza. b) O questionamento, a crítica e a análise são elementos essenciais da teoria zetética. c) Oferece conceitos específicos para futuros questionamentos: o que é justiça, o que é cidadania, o que é democracia. d) A função especulativa é própria da teoria zetética, que se prende a conceitos fixos. e) Pensar o Direito de acordo com a teoria zetética é torná-lo ineficaz.
Respostas
Resposta:
b) O questionamento, a crítica e a análise são elementos essenciais da teoria zetética.
Explicação:
Os elementos fundamentais da teoria zetética são a dúvida, a crítica e a análise, que se aplica nos conceitos fixos trazidos pela teoria dogmática, complementando-a, com foco em tornar o Direito eficaz.
Para a teoria zetética do direito são elementos essenciais o questionamento, a crítica e a análise. (Alternativa B)
Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre teoria zetética do direito.
O que é a teoria zetética do direito?
A Teoria zetética do Direito, cujo termo zetética tem origem no grego zetein que significa perquirir, baseia-se no questionamento, na indagação, na investigação. Portanto, para esta teoria qualquer paradigma pode e deve ser questionado, criticado ou analisado.
A Teoria zetética é oposta à Teoria dogmática do Direito, pois para esta teoria os conceitos e fatos são simplesmente aceitos como dogmas, sem questionamentos. Uma premissa aceita pela dogmática pode ser reavaliada, alterada e até desconstituída pela teoria zetética.
Saiba mais sobre teoria dogmática em: https://brainly.com.br/tarefa/41332356#:~:text=Resposta%20verificada%20por%20especialistas&text=Dogmas%20s%C3%A3o%20certezas%20absolutas%20e,como%20o%20estudo%20das%20leis.&text=Bons%20estudos!
#SPJ2