Respostas
Explicação:
Provavelmente você já saiba o que é a Terapia Cognitivo-Comportamental, até porque ela é uma grande tendência da Psicologia Contemporânea e que tem uma taxa de aceitação muito alta entre os profissionais da área. E isso se dá por uma soma de características que tornam essa especialidade cada vez mais respeitada e buscada, inclusive pelos pacientes.
Listamos 5 curiosidades sobre ela!
1- Nessa abordagem, o terapeuta incentiva e ensina ao paciente a se questionar e entender suas emoções, pensamentos e comportamentos, ou seja, direciona para um caminho de autoconhecimento. Ela também pode ser usada como preventiva, isso significa que mesmo que o paciente não identifique uma questão a ser resolvida, a terapia pode ser aplicada com intuito de prevenir o surgimento de alguma questão psicológica.
2- O “pai da Terapia Cognitivo-Comportamental”, Aaron Beck, que propôs a abordagem nos anos 60, ainda é vivo e dá aulas na Universidade da Pensilvânia, ele completa 100 anos em 2021.
3- A atividade não acaba no consultório, é responsabilidade do terapeuta cognitivo administrar exercícios e atividades que o paciente vai fazer em outros momentos, em sua casa, por exemplo.
4- Muitos estudos defendem que a Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem mais objetiva e pragmática. Ela mistura Behavorismo e outras teorias cognitivas, ela está ligada à maneira como cada pessoa se afeta por determinados acontecimentos, e não com o acontecimento em si.
5- Hoje é possível se tornar especialista em TCC através de propostas educacionais que funcionam no modelo Online. A Sanar, por exemplo, tem pós-graduação em TCC que tem duração de 15 meses e é aprovada pelo MEC.