1)Texto base:
A definição dos mercados passa pelas características que se os distinguem: número de empresas que integram o mercado; tipos de produtos que ofertam, podendo ser idênticos ou diferenciados; bem como se há ou não barreiras para a entrada de novas empresas no mercado. Essas características listadas, quando combinadas, determinam:
Alternativas:
a)
A estrutura de mercado;
Alternativa assinalada
b)
O mercado competitivo;
c)
A externalidade;
d)
A eficiência de mercado;
e)
Os agentes de mercado.
2)Texto base:
Assinale com F para falsa e V para verdadeira as asserções abaixo que indicam as características do mercado em concorrência perfeita:
( ) Mercado sem transparência de informações, pois os empreendedores procuram não divulgar os seus custos e lucros.
( ) Mercado com livre mobilidade de empresas, o que caracteriza a inexistência de barreiras à entrada de novos participantes.
( ) Mercado que transaciona produtos homogêneos.
Alternativas:
a)
V, V, V.
b)
V, V, F.
c)
V, F, F.
d)
F, V, V.
Alternativa assinalada
e)
F, F, V.
3)Texto base:
Em um mercado de concorrência perfeita, não existe a possibilidade de um lucro extraordinário permanecer ao longo do tempo, pois:
I – A transparência das informações, em caso de ocorrer um lucro extraordinário, vai fazer com que novas empresas entrem nesse mercado, o que consequentemente elevará a oferta do bem/serviço.
II – A curva da oferta do mercado será deslocada para a direita, com a entrada de novos participantes, o que diminuirá o preço de equilíbrio.
III – As regras estipuladas pelo mercado, seguindo as normativas do Estado, não permitem que haja lucro extraordinário, para que todas as pessoas dessa sociedade tenham acesso a esses bens.
Alternativas:
a)
Somente a alternativa I está correta.
b)
As alternativas I e II estão corretas.
Alternativa assinalada
c)
As alternativas II e III estão corretas.
d)
Somente a alternativa III está correta.
e)
Somente a alternativa II está correta.
4)Texto base:
Um fator que predomina na estrutura de mercado de concorrência perfeita é o fato de não haver intervenção do governo, deixando os participantes, por si só, como responsáveis pelo andamento do mercado. Qual teoria estudada na seção 1.3 defende o liberalismo econômico?
Alternativas:
a)
Teoria marxista
b)
Teoria keynesiana
c)
Teoria schumpeteriana
d)
Teoria malthusiana
e)
Teoria clássica
Alternativa assinalada
Respostas
1. Letra (a)
2. Letra (c)
3. Letra (b)
4. Letra (e)
1 - As características citadas na questão denotam o que chamamos de estrutura de mercado, letra A)
Estruturas de mercado – o que é?
As estruturas de mercado são observados como modelos de mercados organizados. Cada tipo de estrutura é baseada em hipóteses e características que devem ser observadas conforme a interação de oferta e demanda.
Contudo, a oferta e a demanda de mercado são determinados pelo preço e a quantidade de equilíbrio. Fatos, estes, que dependem da forma do mercado, sendo ele competitivo e em um ambiente com muitas empresas, estes fatos determinam o tamanho do mercado e a estrutura de mercado.
2 – Sobre a concorrência perfeita, a sequência correta é: F, V, V, letra D)
Concorrência perfeita - O que é?
Em economia, sendo um pouco mais específico, na microeconomia temos vários tipos de mercado, um deles é a concorrência perfeita.
A teoria da concorrência perfeita afirma que o total de vendedores é igual ao total de compradores e isso faz com que as empresas fiquem no ponto equilíbrio.
Características da concorrência perfeita
- As empresas são atomizadas, ou seja, várias empresas atuam uma próxima a outra e comercializam o mesmo bem;
- O valor da venda de um bem em uma empresa é quase o mesmo da sua concorrente;
- Os produtos são bem parecidos.
3 – Em um mercado de concorrência perfeita o resultado de uma empresa é quase o mesmo da sua concorrente, por isso as alternativas I e II estão corretas, letra B)
Concorrência perfeita
Alguns economistas afirmam que o modelo de concorrência perfeita pode ser aplicado no momento em que a oferta é a mesma que a demanda.
Seguindo esse modelo, algumas organizações bem como consumidores não podem influenciar o mercado, pois a concorrência perfeita cria as próprias “leis”
Comentário sobre afirmativa incorreta:
III) As regras do mercado são determinadas pelo próprio mercado e não seguem ato normativo estadual e de nenhum entre da federação.
4 – A teoria que defende o liberalismo econômico é a teoria clássica, letra E)
Liberalismo econômico
A teoria sobre o liberalismo nasceu no fim do época mercantil, neste período, alguns mercados nasceram e criaram novos tabus, ainda nesse momento, estava ocorrendo a inserção do modelo capitalista.
A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia sobre qualquer dogma externo, em outras palavras, ocorre a eliminação de algumas interferências.
Além disso, a teoria do liberalismo econômico foi muito abraçada pela teoria clássica, pois busca a evolução dos mercados.
Clique para saber mais sobre economia:
https://brainly.com.br/tarefa/1238890
https://brainly.com.br/tarefa/8448750
https://brainly.com.br/tarefa/1850296
https://brainly.com.br/tarefa/19096184
Bons estudos!