Em contexto escolar, a prática profissional do professor de Educação Física deve ser pautada no que dispõe os documentos norteadores da Educação Nacional. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:
I. A Educação Infantil é considerada atualmente parte do processo de escolarização, e, portanto, reconhecida como a porta de entrada para a Educação Básica. Desse modo, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017, a aprendizagem de conceitos e conteúdos direcionados ao Ensino Infantil não é preparatória ao Ensino Fundamental, tendo a Educação Infantil como uma fase anterior e inferior. Muito pelo contrário, ao que é ensinado na Educação Infantil deve ser dada continuidade durante os anos iniciais do Ensino Fundamental.
II. Dentre os documentos norteados do Ensino Infantil pode-se destacar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), de 1998, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2013, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017. Cada um desses documentos traz em si uma concepção de criança ora baseada na Psicologia, ora na Sociologia da Infância. E justamente por ser a BNCC o documento mais recente nesse quesito, o profissional de Educação Física deve estar atento a sua estrutura organizacional do Ensino Infantil em direitos de aprendizagem e campos de experiências.
III. Dentre os campos de experiências propostos pela BNCC para o Ensino Infantil, o que mais dialoga com os conceitos e conteúdos atrelados à cultura corporal de movimento, objeto de estudo da Educação Física escolar, são Corpo, Gestos e Movimentos.
IV. Ao comparar o RCNEI, as DCNEI e a BNCC, pode-se observar suas similaridades e diferenças no que tange, por exemplo, à forma de organização curricular e à importância que dão ao jogo e à brincadeira no Ensino Infantil. O RCNEI organiza o currículo em eixos, e tem o jogo e a brincadeira como os “meios” para oportunizar a aprendizagem. Já para as DCNEI e a BNCC, são as Linguagens e os Campos de Experiências que ordenam o currículo, respectivamente, de modo que o jogo e a brincadeira são tidos em ambos os documentos como Direitos de Aprendizagem.
Agora, selecione a alternativa correta que apresenta informações coerentes às propostas do RCNEI, das DCNEI e da BNCC para a Educação Infantil.
A.
I, II e III
B.
I e IV
C.
II e IV
D.
II e III
E.
II, III e IV
Respostas
Resposta:
a
Explicação:
Resposta:
letra A) I, II e III
Explicação:
Tal como o Ensino Fundamental e Médio, a Educação Infantil faz parte da Educação Básica e, por isso, de acordo com a BNCC, de 2017, deve ser dada continuidade ao processo de ensino e aprendizagem iniciado no Ensino Infantil, durante os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Desse modo, o docente deve estar ciente dos documentos norteadores do ensino infantil (ex.: RCNEI, DCNEI e BNCC), entendendo que é na BNCC que irá encontrar os conceitos e conteúdos, bem como a forma de organização curricular que estão em voga (ex.: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências). Dentre os Campos de Experiência, são Corpo, Gestos e Movimentos que mais se aproximam da proposta curricular da Educação Física no Ensino Infantil. E, diferentemente da BNCC, os demais documentos norteadores do Ensino Infantil (ex.: RCNEI e DCNEI) tratam da organização curricular e da importância do jogo e da brincadeira de forma distinta à proposta pela BNCC. Por exemplo, para a BNCC o jogo e a brincadeira são um Direito de Aprendizagem, já para a DNCEI não passam de um objeto para estimular a aprendizagem.