• Matéria: ENEM
  • Autor: manuzitatata4
  • Perguntado 5 anos atrás

Violência no trânsito: a outra "guerra" nossa de cada dia
Luiz Flávio Gomes*
1-No texto Violência no transito: a outra guerra nossa de cada dia, o nome do autor e o veículo de comunicação estão explícitos. Há, no entanto, textos em que isso não ocorre, ou seja, trata-se de textos (artigos) não assinados. Discuta com seus colegas e com seu professor a questão a seguir e tome notas.
O que diferencia os textos assinados dos não assinados?
2-O texto é um artigo de opinião e, como qualquer outro texto dissertativo, apresenta estrutura organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão. Indique a ideia central de cada uma das partes do texto apresentado.
Introdução: .
Desenvolvimento: .
Conclusão:.
3-Em que passagem do texto o autor faz relação entre o título e a tese defendida?
4-Sobre as medidas propostas no 4º parágrafo, qual delas, em sua opinião é a mais urgente? Argumente em defesa de seu posicionamento.
5-O que significa a palavra apartheids na frase “os apartheids ( sociais, econômicos, educacionais etc.) fazem parte da nossa cultura.”?
6-Em sua opinião, a proposta contida no trecho a seguir é viável? Argumente
Considerando-se que todas essas rodovias contam com pedágios, parece muito simples conter o excesso de velocidade ( nelas ): que o pedágio seja cobrado conforme a velocidade média desenvolvida em cada trecho
7-Segundo o texto, o enforcement é uma grande dificuldade. Por quê?
8-Elabore um resumo do texto em um único parágrafo, atentando para as ideias principais e respeitando a ordem em que os fatos foram apresentados. Não inclua no resumo opiniões pessoais sobre o tema.

Respostas

respondido por: camilleregodasilva
0

Resposta:

Explicação:

"

Perguntas similares