1. (ENEM 2010) Um anúncio publicitário de uma loja de eletrônicos publicado pela revista ÉPOCA (n. 424, 03 jul 2006) traz o seguinte texto: “MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.” Considerando o contexto de circulação, *
1 ponto
a) o anúncio da campanha pretende influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
b) o anúncio publicado procura definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
c) a campanha da loja de eletrodomésticos pretende defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
d) o anúncio busca facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
2. No seguinte enunciado de um anúncio “PREVINA-SE CONTRA O CORONAVÍRUS” a função de linguagem predominante é a: *
1 ponto
a) fática, pois uma das funções dos anúncios publicitários é enfatizar um conteúdo, nesse caso, a prevenção contra o Coronavírus.
b) conativa, função de linguagem que é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem.
c) referencial, função de linguagem que faz referência a algo ou a alguma coisa, essencial para que o interlocutor compreenda o anúncio.
d) metalinguística, pois o fato de trazer o verbo “prevenir” e o objeto (a doença) a ser prevenida faz com que a linguagem se una em uma só.
Respostas
Resposta:
1 A
2 B
Explicação:
Acabei de fazer confia
1. Sobre o anúncio, está correto o que se afirma na alternativa A.
2. A função de linguagem predominante está corretamente indicada na alternativa B.
Explicação:
1. Uma campanha publicitária tem a intenção de influenciar o leitor a consumir determinado produto ou serviço.
2. A função conativa é a função da linguagem que tem como foco o convencimento do leitor, influenciando seu comportamento.
Está muito presente em anúncios publicitários, cujo objetivo é persuadir o leitor a adquirir determinado produto ou serviço. Também está presente em propagandas, que buscam influenciar o comportamento dos leitores.
Isso fica claro no enunciado “PREVINA-SE CONTRA O CORONAVÍRUS”.
Uma das marcas da persuasão é o emprego de verbos no imperativo, como "previna-se", já esse modo verbal expressa ordem, pedido, orientação ou conselho.
Leia mais sobre funções da linguagem em:
brainly.com.br/tarefa/244415