Respostas
Resposta:
A BENÇÃO
A benção é um dos golpes de capoeira mais conhecidos e utilizados nas rodas e nas lutas dos capoeiristas pelo mundo, isso se deve a sua facilidade de execução e, claro, pelo potencial de trauma e derrubada que esse chute frontal tem.
A perna de trás é lançada para frente com uma flexão de joelhos até que a planta do pé atinja o adversário.
A PONTEIRA
Falando em golpes de capoeira, após falar da “benção”, não podemos deixar de citar uma variação da mesma, a chamada ponteira. A ponteira também é muito fácil de se ensinar e aplicar, porém, ela requer determinada elasticidade por parte do capoeirista.
A perna de trás, na base da ginga, é projetada à frente, de maneira reta, e a perna ao ser projetada à frente, faz com que a ponta dos dedos atinjam o adversário.
O MARTELO
Ainda sobre os golpes de capoeira, que podem ser usados tanto na ginga, quanto fora dela, temos o martelo, um dos golpes mais fáceis de aprender, porém, mais capazes de nocautear o adversário.
Dependendo da amplitude e elasticidade do capoeirista, este golpe pode ser usado para atingir pernas, tronco e/ou cabeça.
Perna de trás é projetada à frente enquanto a perna da frente, que serve de base, rotaciona o pé em 90 graus, fazendo o corpo ficar de lado durante a execução, a parte superior dos metatarsos atingem o adversário e voltam para a posição inicial.
A MEIA-LUA DE FRENTE
A meia-lua de frente é um dos golpes da capoeira de nível intermediário, sua execução e aplicabilidade de jogo requer do lutador muita astúcia e destreza, digo isso porque dificilmente um capoeirista conseguirá acertar ou nocautear alguém com uma meia-lua de frente.
Ela serve mais para abrir certa distância do adversário, ou fazer com que ele fique em uma posição mais propícia para que se utilize outro golpe.
Mantenha as duas pernas lado a lado, com abertura, uma das pernas é elevada ao ar, correndo um ângulo X em um semicírculo no ar.
A ARMADA
A armada, sem dúvidas, é um dos golpes da capoeira, mais conhecidos e vistos no mundo todo, a sua execução simultânea, entre dois capoeiristas, traz ao jogo uma elasticidade bonita.
O que pouca gente sabe é que toda essa beleza esconde um perigo forte, já vi muita gente ser nocauteada com armada porque não se cuidou, ou porque estava desatento ao jogo.
O corpo executa um giro de 360 graus, enquanto a perna de trás é elevada, fazendo um giro no ar com o lado de fora do pé e o calcanhar sendo lançado à altura do rosto do adversário.
O RABO DE ARRAIA
O rabo de arraia é um dos golpes mais tradicionais e requer certa experiência e treino por parte do capoeirista que o executar.
Seja na roda ou em uma situação atípica em que tenha que se defender, o rabo de arraia é um dos mais fortes golpes da capoeira e, se bem aplicado, leva qualquer um ao chão.
O corpo gira 360 graus e a perna é elevada a altura do rosto do adversário, assim como na armada, a diferença é que, durante a execução, as mãos são apoiadas no chão.
Explicação: