do ponto de vista da forma, você vê diferença entre a cantiga de amor de D. Diniz ("Que prazer haverdes, senhor?") e a de amigos atribuída a Sancho I?
AGRADEÇO A QUEM ME AJUDAR
Respostas
Resposta:
Que ela estava sofrendo muito
Ai eu coitada como vivo em gram cuidado".
Do ponto de vista da forma, percebe-se a diferença entre a cantiga de amor de D. Diniz e a de amigos atribuída a Sansho I, o papel do "eu lírico", onde na cantiga de amigo, a expressão “amigo” significa “amante” ou “namorado”, demonstrando que mesmo a mulher estando distante do seu amado, sente felicidade. Já no cantiga de amor, a expressão “senhor” denota a relação de um amor cortês, entre uma dama e o seu cavaleiro, com sentimento de sofrimento amoroso.
A diferença das cantigas de amor e amigo
Tanto a cantiga de amor, como a de amigo demonstram um sentimento, contudo a diferença é que na cantiga de amor o sentimento é demonstrado com sofrimento e a cantiga de amigo é demonstrado com uma saudade devido a distância, mas feliz.
As cantigas de amor denotavam a realização de submissão, onde o “eu lírico” está inferior a pessoa amada, que é representado no texto como “senhor(a)”. Na cantiga de amigo, um sentimento bom paira, demonstrando que o amor vence a distância e que a pessoa amada está feliz aguardando o seu amado.
É importante ressaltar que a expressão "amigo" dada na cantiga de amigo não se refere a uma pessoa que se estima como amigo, mas sim, como o namorado ou amante.
Conheça sobre trovadorismo: https://brainly.com.br/tarefa/20622247
#SPJ2