De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil registrou aumento expressivo no uso de internet durante a pandemia de Covid-19, especialmente entre as camadas mais pobres da população.
Como era de se esperar, o crescimento foi puxado principalmente pela adesão às ferramentas de compras online, seguido pelos serviços de streaming de vídeo e áudio.
O levantamento considerou os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. O acesso aos serviços virtuais foi avaliado com base em recortes de gênero, região e renda, esta última dividida em cinco categorias:
A: parcela mais rica da população
B: classe média-alta
C: classe média-baixa
D: trabalhadores de baixa renda
E: desempregados e pessoas em situação de extrema pobreza
Respostas
Com base no gráfico, responda as seguintes questões:
A. Indique, a partir do gráfico, as principais informações que podem ser observadas, em pelo menos duas das seguintes categorias: Região, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução e Classe.
→ As regiões onde se viu o uso mais expressivo de internet durante a pandemia de Covid-19 foram Sudeste e Sul.
→ Antes da pandemia o público feminino usava menos a internet do que o público masculino, mas esse cenário mudou durante a pandemia de Covid -19.
B. Considere a situação que você é responsável pela venda de smartphones de maneira online, e precisa focar seu marketing em algum grupo consumidor. Utilize as informações disponibilizadas no gráfico para auxiliar em sua tomada de decisão relativa à escolha desse grupo consumidor.
→ Questão pessoal: eu focaria no público feminino de 35 a 44 anos das regiões Sul e Sudeste.
Espero ter ajudado!