. Em 1517, na Alemanha, ao fixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, Lutero deu início a um movimento que marcou o rompimento da unidade cristã na Europa ao questionar os dogmas da Igreja Católica, provocando alterações nas relações de poder e o início da modernidade. Na sequência de Lutero, ainda no século XVI, estão os movimentos Calvinista e Anglicano. Esse movimento ficou conhecido na História por: * 1 ponto a) Revolução Francesa. b) Unificação Alemã. c) Reforma Protestante. d) Noite dos Cristais. 2. Frente ao movimentos reformistas, como o luterano, o calvinista e o anglicano, a Igreja Católica reagiu e organizou, a partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Contrarreforma, entendida como a resposta da Igreja Católica aos movimentos reformistas e a perda do seu poder na Europa. Uma das atitudes tomadas pela Igreja Católica durante a Contrarreforma foi: * 1 ponto a) Liberação do sacerdócio para as mulheres; b) Criação da Companhia de Jesus; c) Destituiu o celibato; d) Definiu que a escolha do Papa ocorreria a cada 4 anos.
Respostas
Resposta:
1. C- Reforma Protestante.
2. B- Criação da Companhia de Jesus;
Resposta:
1- Em 1517, na Alemanha, ao fixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, Lutero deu início a um movimento que marcou o rompimento da unidade cristã na Europa ao questionar os dogmas da Igreja Católica, provocando alterações nas relações de poder e o início da modernidade. Na sequência de Lutero, ainda no século XVI, estão os movimentos Calvinista e Anglicano. Esse movimento ficou conhecido na História por:
C)Reforma Protestante
2- Frente ao movimentos reformistas, como o luterano, o calvinista e o anglicano, a Igreja Católica reagiu e organizou, a partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Contrarreforma, entendida como a resposta da Igreja Católica aos movimentos reformistas e a perda do seu poder na Europa. Uma das atitudes tomadas pela Igreja Católica durante a Contrarreforma foi:
B) Criação da Companhia de Jesus;