Respostas
Gustav Klimt (1862-1918) foi um pintor e desenhista austríaco simbolista e um dos grandes nomes da art nouveau.
Foi precursor do movimento vienense moderno, denominado “Movimento da Secessão de Viena”. Nele, diversos artistas se reuniram em oposição ao classicismo e ao academicismo e se aliaram ao movimento simbolista nas artes.
Klimt foi um artista extravagante e singular de destaque sendo sua obra mais conhecida “O Beijo” (1908).
Gustav Klimt nasceu na cidade de Baumgarten, Viena, no dia 14 de julho de 1862. Filho do ourives Ernest Klimt e da cantora Anna Flinster Klimt, nasceu no seio de uma família pobre e desde a juventude Klimt esteve próximo das artes.
Foi estudante da "Escola de Artes e Ofícios de Viena". Esse momento marcou o início de sua carreira como desenhista, pois começa a produzir retratos para vender.
Além disso, auxiliou seu professor na produção de murais, e em pouco tempo, já estava recebendo propostas de trabalho. Com 18 anos, ele e o irmão abriram um ateliê de decoração, onde receberam diversas encomendas.
Seu trabalho começa a ganhar notoriedade por se diferenciar de outros da época.
Nesse momento, Klimt se reúne com outros artistas empenhados em deixar de lado o academicismo e conservadorismo das artes. Assim, em 1890 foi um dos fundadores da “Associação Austríaca de Artistas Figurativos”.
Seu estilo peculiar e extremamente decorativo foi essencial para que recebesse encomendas para realizar suas pinturas em prédios públicos como murais, painéis, tetos, etc.
Gustav Klimt
2. Existem linhas em suas obras?
Sim.
3. Como elas são?
As linhas procuram retratar de forma verossímel a realidade, logo, as linhas são de acordo com a obra representada. Na pintura em questão, as linhas são curvilíneas, seguindo o formato do corpo humano.
Nesta pintura, são 02: curvilínea (formato do corpo) e reta (galho da planta).
5. Quais as cores são encontradas?
São cores vivas: verde, laranja, amarelo, rosado.
6. Existem pontos?
Sim.
7. Como é formada sua composição?
Há pontos no contorno das sobrancelhas e cílios.
Gustav Klimt sim utiliza linhas nas suas obras, ele tem um estilo moderno e pela forma como conseguiu captar e transmitir emoções com grande intensidade.
Por meio da linha, Klimt procurou transmitir a essência da forma humana e a natureza da existência humana.
Sua pintura é extremamente ornamental, abunda o ouro típico da arte bizantina, motivos geométricos e sensualidade, com um equilíbrio primoroso entre linhas curvas e retas.
O valor da linha em sua obra é significativo. As suas composições dramáticas, com planos verticais e recortes atípicos, sublinham o carácter inovador da sua arte e antecipam o valor expressivo da linha que caracteriza seu expressionismo.
Algumas de suas obras mais reconhecidas foram:
- Judith
- O beijo
- Árvore da vida
- Morte e vida
- Afrescos na escadaria do Teatro de Viena
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39007603