Respostas
Resposta:
A religião como uma forma de controle
Explicação:
A religião é uma forma de expressão, isto é evidente, porém a religião principalmente na época medieval foi usada como uma forma de poder, disciplina e orientação, por exemplo os dez mandamentos, que nada mais passa que um conjunto de regras ( leis) que deve ser compridas, por exemplo a Ordália ou justiça de Deus, usado e muito no continente Ocidental para "verificar" a honestidade de uma pessoa, portanto a religião no aspecto científico e histórico é uma forma de poder, no âmbito criacionista uma maneira de servir seu Deus.
Resposta:
Precisamos entender o que é religião, Independentemente do tipo de devoção, toda crença é considerada religião desde que ultrapasse a dimensão humana, ligando-a a uma forma superior.
Mario Sergio Cortella, filósofo brasileiro, diferencia religiosidade e religião dizendo que a primeira é o “sentimento da espiritualidade”, enquanto a segunda é a reunião de pessoas que têm esse mesmo sentimento, praticando-o em conjunto.
A religião é, em muitos sentidos, um dos aspectos de maior influência na vida de um indivíduo e, em se tratando do poder de ação de seus fiéis, na vida coletiva.
Então podemos dizer que a religião serve para ligar o ser humano a um objetivo maior, que faça sentido, além de sua compreensão e podendo juntamente com outras pessoas partilhar da mesma crença, seguindo uma liturgia e uma simbologia.