Respostas
Resposta:
A Guerra do Afeganistão é o último conflito armado da Guerra Fria. O sistema socialista não tinha como competir com o capitalista e a URSS não tinha como ajudar financeiramente seus aliados e ela mesma tem que pedir empréstimos ao Ocidente.
Explicação:
Até 1978, o Afeganistão era uma monarquia onde conviviam inumeráveis tribos. O rei Zahir é destronado por seu primo, o príncipe Mohamed Daud, que proclamou a república e foi seu primeiro presidente. No entanto, a corrupção continuou e ele foi assassinado.
Com a ascensão dos comunistas ao poder, várias reformas foram realizadas como a escolarização em massa. No entanto, o regime comunista fracassou ao tentar banir a religião ou fazer uma reforma agrária no país. Como as diferentes facções começaram a lutar entre si, a URSS oferece ajuda militar para sustentar o governo comunista.
Os soviéticos se retiram derrotados do Afeganistão em 1988 e as guerras civis continuam até a tomada do poder pelo Talibã.
Resposta:
Olá anjinho,
Foi um conflito que durou 10 anos e que se originou da invasão Soviética ao território do Afeganistão para apoiar o regime comunista do país contra os Rebeldes islâmicos que tentavam tomar o poder.