O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo
A Revolução[1] Verde[2], ocorrida na segunda metade do século XX, foi responsável por introduzir técnicas inovadoras de produção no campo, como a transgenia de alimentos e o uso de agrotóxicos.[3] Em primeira instância essas mudanças foram positivas, uma vez que aumentaram a produtividade agrícola, entretanto com o uso desregulado de agrotóxicos, os impactos ambientais foram atenuando-se paralelamente aos riscos à saúde humana, pois, sendo necessário instituir políticas mais severas quanto à liberação de novos tóxicos, a fim de preservar os ambientes e processos que envolvem a cadeia produtiva da agricultura.[4]
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o uso de insumos tóxicos gera um grave desequilíbrio ecológico e coloca em risco o bem estar, não apenas do ser humano mas também de diversos outros seres vivos. Nesse sentido é perceptível que a contaminação ocorre por meio de duas maneiras: a primeira através do contato direto, sujeita a agricultores responsáveis por aplicar o veneno e a trabalhadores do campo, a segunda por meio do contato indireto, como o consumo de alimentos. Em ambos os casos a presença de resíduos tóxicos no organismo pode causar a falência respiratória, câncer e lesões renais,[5] tal como apontado pela Organização[6] Mundial[7] da Saúde[8] “OMS”. Em adição, tais problemas no ambiente natural acarretam na morte da fauna e alteram de maneira drástica as relações ecológicas em equilíbrio.
De acordo coma Organização Mundial da Saúde- OMC, a presença de resíduos tóxicos no organismo dos seres vivos provoca inúmeros males. Cite três exemplos apresentado no texto.
R:
Anônimo:
eu vou bem
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Falência Respiratória, câncer e lesões renais!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás