Respostas
Explicação:
5. No artigo de divulgação cientifica, verificamos a presença da modalização que deixa traços no texto de um
autor.
Releia mais uma vez estes trechos do artigo de opinião.
1. [...] Pode ser o embrião de uma nova política pública.
II. Muito já se falou e escreveu sobre a combinação nefasta de fatores que explicam a alta incidência de
gravidez na adolescência no país. [...]
a) No trecho I, a palavra embrião foi usada em sentido comum ou sem sentido figurado? Explique.
b) No trecho I, o verbo poder deixa implícito que a autora acredita ou não acredita em novas políticas públicas?
c) No trecho II, que palavra expressa a opinião dela a respeito da alta incidência de gravidez precoce?
d) Nesse mesmo trecho, que palavra ou palavras também revelam posicionamento?
Resposta: Lei do Açúcar: aumentava os impostos sobre o açúcar e outros artigos, como vinho, café e seda;
Lei da Moeda: proibia a emissão de papéis de crédito nas Treze Colônias;
Lei do Selo: estipulava que em publicações como contratos, jornais e documentos públicos, em geral, deveria constar um selo que era pago à Coroa;
Lei da Hospedagem: determinava que os colonos deveriam abrigar os soldados enviados pela Coroa.
Atos Townshed: aumentava impostos sobre vidros, corantes e chá.
O impacto da maioria dessas leis sobre os colonos foi grande e gerou muita insatisfação. Muitos colonos começaram a boicotar as mercadorias inglesas, e protestos aconteciam em diferentes partes das Treze Colônias. Algumas leis, como a Lei do Selo, precisaram ser revogadas, tamanha insatisfação que causaram.
O estopim para a revolta geral dos colonos aconteceu quando os ingleses decretaram a Lei do Chá, que determinava que o chá nas Treze Colônias somente seria vendido pela Companhia das Índias Orientais. A insatisfação com a lei levou 150 colonos, disfarçados de índios, a invadirem o porto de Boston durante a madrugada, atacarem três navios e jogarem ao mar 340 caixas de chá.|4| Esse acontecimento ficou conhecido como Festa do Chá de Boston.
Explicação:
A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.
A nova nação que surgiu foi construída em um modelo republicano e federalista e inspirada pelos ideais iluministas que defendiam as liberdades individuais e o livre comércio, por exemplo. De toda forma, a Independência dos EUA foi encabeçada pela elite colonial, insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos.
A Independência dos EUA e o modelo de nação desenvolvido pelos norte-americanos no século XVIII serviram de inspiração para outras nações do continente americano. A República instaurada no Brasil, a partir de 1889, por exemplo, inspirou-se claramente no modelo norte-americano.