• Matéria: Sociologia
  • Autor: alinerayane01
  • Perguntado 5 anos atrás

1) Leia o fragmento abaixo: Nas Ciências Sociais, em especial na Ciência Política, entende-se por poder como “a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos como a objetos ou a fenômenos naturais” (BOBBIO, 1998). Sobre Poder, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
a) No mundo contemporâneo, o poder é recorrentemente relacionado à divisão de poderes nos governos republicanos (executivo, legislativo e judiciário).
b) Poder é possuir a capacidade ou a oportunidade de...
c) Para Weber, "poder significa toda probabilidade de impor à vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”.
d) Poder não autoriza e nem permite.
2) O precursor da ideia de divisão de poderes foi Charles de Montesquieu. Para o autor contratualista a divisão entre os poderes, autônomos entre si, era condição necessária para garantir a liberdade de um Estado e não ocorrer abusos por parte dos governos. Marque a alternativa incorreta sobre a divisão dos poderes: *
1 ponto
a) O Poder Executivo, implementa ou executa as leis, além da agenda diária do governo ou do Estado. Fazem parte de tal poder os ministros, assessores, secretários, além dos chefes políticos como o primeiro-ministro ou presidente
b) O Poder Legislativo, elabora e altera a legislação, fazem parte de tal poder os vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, eleitos pela população.
c) O Poder Judiciário, julga em acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com a Constituição,fazem parte de tal poder os juízes e desembargadores.
d) Na divisão dos poderes proposta por Montesquieu, não acontece a fiscalização das ações dos poderes.


manoela9610: 1) d) Poder não autoriza e nem permite.
2)d) Na divisão dos poderes proposta por Montesquieu, não acontece a fiscalização das ações dos poderes.

Respostas

respondido por: evelyndoprado
113

Resposta:

1) D) Poder não autoriza e nem permite.

2) D) Na divisão dos poderes proposta por Montesquieu, não acontece a fiscalização das ações dos poderes.

respondido por: Matheusieti
20

1 - A alternativa D está correta.

O controle social atua como um poder da sociedade exercido sobre o governo, ou seja, para ser mais exato, nessa circunstância a sociedade esta inserida nas discussões buscando a politização de problemáticas que afetam a vida coletiva.

Assim, a indústria cultural e a forma como o marketing e a publicidade também são formar de controle social.

Além disso, vale ressaltar que quando a sociedade exerce esse poder, ela fica a par do acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

2 - A alternativa D está correta.

Max Weber, buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo, e, o controle do espaço social se dá através da coercitividade que ocorre dentro desses espaços que o indivíduo vive, se forma e aprende.

Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.

Mais sobre o tema:

brainly.com.br/tarefa/20296063

Anexos:
Perguntas similares