• Matéria: História
  • Autor: nicolleboaidar06
  • Perguntado 5 anos atrás

(PUC - SP) “Durante o século XVII, foram produzidas mais de cinco milhões de pinturas nos Países Baixos. Elas foram encomendadas por uma classe média emergente e próspera, que substituiu o mecenato da Igreja e da nobreza. Esses novos mecenas tinham gostos diferentes, o que levou a uma exploração de novos temas e à criação de novos meios de produção”. (FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.) A história do nordeste brasileiro ficou marcada pela forte presença holandesa na região, no século XVII. Assim, a partir das informações do texto acima e dos conhecimentos históricos, podemos AFIRMAR que a arte no nordeste brasileiro, do período das invasões holandesas


a) era majoritariamente religiosa, uma vez que era desenvolvida por artistas muito influenciados pela política dos Habsburgo católicos.


b) sofria forte influência jesuística, retratando o contato com os índios nativos.


c) foi obrigada a buscar expressões do dia a dia, já que os católicos e os cristãos-novos estavam sendo perseguidos pelo governo de Nassau.


d) retratava situações do cotidiano, pessoas e a natureza, o que só foi possível pois os protestantes holandeses, como Frans Post e Albert Eckhout, divergiam dos católicos que consideravam este tipo de arte profana e, portanto, proibida.

Respostas

respondido por: deborapiresr
14

Resposta:

ACHO q é a D

Explicação:

no texto diz que" substituiram o mecenato da igreja". E o administrador Mauricio de Nassau era bem liberalista, deixando o renascentismo fluir por aqui. Oque ajudou e muito para nossa percepção artística. Espero ter ajudado :>


nicolleboaidar06: obgg
deborapiresr: dnddd
Perguntas similares