1.“Um jornal é ou deveria ser um espelho da consciência crítica de uma comunidade em determinado espaço de tempo”. (NOBLAT, 2008, p. 21). Essa frase instiga a pensar na função de um veículo de comunicação, que abrange conteúdos tanto do gênero informativo quanto do opinativo, cada um com suas especificidades. Considerando isso, é correto afirmar que:
A. ambos os textos podem retratar as questões sociais, promovendo o senso crítico, porém as narrativas opinativas trazem interpretações e análises do seu autor, enquanto as informativas apresentam opiniões de fontes diversas.
B. somente os textos informativos visam a retratar as questões sociais, promovendo o senso crítico, enquanto os opinativos são mais voltados à criatividade e ao humor com o objetivo de proporcionar entretenimento ao público leitor.
C. ambos os textos podem retratar as questões sociais, promovendo o senso crítico, porém as narrativas informativas trazem interpretações e análises do seu autor, enquanto as opinativas apresentam opiniões de fontes diversas.
D. ambos os textos podem retratar as questões sociais, promovendo o senso crítico. No entanto, somente os opinativos retratam opiniões, análises e interpretações, uma vez que textos de cunho informativo devem manter a objetividade.
E. somente textos opinativos podem retratar as questões sociais, promovendo o senso crítico, já que podem apresentar análises e interpretações. As narrativas informativas devem focar na clareza dos fatos, e não na promoção da criticidade.
Respostas
Resposta:
ambos os textos podem retratar as questões sociais, promovendo o senso crítico, porém as narrativas opinativas trazem interpretações e análises do seu autor, enquanto as informativas apresentam opiniões de fontes diversas.
Explicação:
Considerando a responsabilidade social inerente aos veículos de comunicação, entende-se que promover a criticidade a partir das narrativas é algo fundamental. Tanto os textos informativos quanto os opinativos cumprem esse papel. No entanto, as narrativas de cunho informativo devem apresentar os fatos, informações e dados, unidos às percepções críticas, analíticas e interpretativas das fontes de entrevista. Já as opinativas contêm análises e interpretações a partir do entendimento do próprio autor do texto, que pode utilizar-se de elementos como ironia e até mesmo exageros, diferentemente do que ocorre em um texto jornalístico informativo. Dessa maneira, ambos apresentam criticidade, análises e interpretações, porém de modos distintos.