A cultura reflete em sociedade os comportamentos individuais de cada grupo, que posteriormente irá formar a sociedade. A cultura é a transmissão e o cultivo dos saberes e costumes de um grupo humano de forma coletiva, ou seja, com o convívio em/na sociedade. Logo, a cultura passa a integrar um objeto antropológico de conhecimento, na tentativa de responder quais são os padrões de cultura assumidos por cada grupo na humanidade. Ao longo da carreira docente, lida-se com a multiplicidade de culturas. Assim, o processo de considerar as diferentes culturas (cada qual com sua importância) é algo próprio da Antropologia. Nesse sentido, Roberto DaMatta define esse quadro como a relativização das culturas. “Relativizando” é o título de um dos livros de DaMatta, onde apresenta o poder de análise da Antropologia. Sobre Roberto DaMatta, é correto afirmar que:
Alternativa 1:
A antropologia cultural, fundada por Roberto DaMatta neste livro, teve como sucessor o francês Laplantine.
Alternativa 2:
A valorização das diferenças culturais é a chave do conhecimento antropológico, segundo a definição de DaMatta.
Alternativa 3:
De forma parecida, Malinowski argumenta que as culturas podem estruturar o trabalho do antropólogo, não sendo necessária a pesquisa no campo.
Alternativa 4:
Relativizar, para o autor, é aliar o conhecimento antropológico do campo com o do gabinete, produzindo, assim, uma teoria completa acerca da ciência.
Alternativa 5:
Estudou os carnavais como forma de entendimento daquilo que denomina como relativização, explicando toda a sociedade brasileira a partir desta festa popular.
Respostas
Explicação:
Olá, tudo bem?
⟐ O que é cultura?
A cultura compreende o conjunto de crenças, de hábitos e de costumes de um determinado povo. A cultura reflete em vários âmbitos: religioso, artístico, culinário, intelectual, entre outros.
⟐ Pra que serve a cultura?
Através da cultura, podemos buscar soluções e interpretações para as situações pelas quais passamos em nosso cotidiano.
⟐ Como se divide a cultura?
A cultura se divide de diversas formas, em diversos aspectos. A forma de divisão da cultura da qual trata a questão é a divisão em cultura material (tudo que podemos tocar, também pode receber o nome de "patrimônio cultural") e cultura imaterial (aquilo que é característico de um determinado povo mas que não podemos tocar, uma receita, por exemplo).
⟐ Qual a resposta?
a) Abrange as regras morais, religião, costumes, ideologia, ciência, artes, etc. ✓
➺ Nada disso pode ser tocado, observe que nenhum deles é um objeto. Podem até estarem relacionados aos objetos como é o caso da arte, mas possuem significado bem mais abrangente.
Resposta:
acredito que seja a alternativa 2
Explicação: A valorização das diferenças culturais é a chave do conhecimento antropológico, segundo a definição de DaMatta.