• Matéria: Artes
  • Autor: adryellestefani
  • Perguntado 5 anos atrás

O coletivo Opavivará! Diretamente do Rio de Janeiro, o coletivo Opavivará! desembarca em Florença. O grupo carioca transformou o pátio do Palazzo Strozzi em um grande espaço de participação e envolvimento através da instalação da obra Rede Social. Após contemporaneamente a exposição Verrocchio, mestre di Leonardo, o Palazzo Strozzi, em Florença, apresenta a obra Rede Social do grupo Opavivará. O coletivo de artistas de Opavivará! (Brasil 2005) propõe um uso fortemente social do espaço urbano através da criação de trabalhos relacionais que propõem performances coletivas como a Rede Social: uma grande e colorida rede de descanso de mais de 10 metros feita especificamente para o pátio do Palazzo Strozzi, que convida o visitante a participar e a compartilhar. a exposição performance de Marina Abramovic Inspirada na cultura brasileira, aberta, livre e fortemente coletiva, Rede Social consiste em uma estrutura semelhante a um túnel aberto, que suporta uma única rede colorida com 12 estações de trabalho interligadas que permitirá ao público abandonar temporariamente o papel social que todos têm na vida cotidiana, relaxar e fazer uma pausa do mundo exterior para se concentrar nas coisas mais essenciais da vida e nas relações humanas. A instalação é gratuita e cada visitante é convidado a participar, subindo na rede, onde naturalmente será levado a interagir com outras pessoas, movendo-se dentro ou permanecendo em um ponto. Rede Social é um grande convite a "navegar na rede", pois com o movimento dos visitantes os chocalhos colocados nas extremidades da obra, nos transportam para um ambiente líquido. Rede Social também é um verdadeiro convite para experimentar o espaço e a arquitetura do Palazzo Strozzi de um ponto de vista e uma posição incomum. O coletivo brasileiro é composto de quatro jovens artistas anônimos, que vivem e trabalham no Rio de Janeiro. Opavivará! apresenta ações performativas em espaços públicos, mas também em museus, galerias e instituições culturais em todo o mundo, criando instalações, performances, publicações, criações musicais e de vídeo. Desde a sua criação em 2005, o grupo tem se envolvido ativamente no cenário da arte contemporânea brasileira.

01. Com base no texto, explique a proposta social do grupo "O coletivo Opavivará".

02. Explique a forma usada pelo "O coletivo Opavivará", para fugir do método tradicional do teatro.

03. Qual a importância da arte proposta pelo grupo "O coletivo Opavivará", para valorizar o teatro moderno?

04. Imagine que você é uma artista do grupo "O coletivo Opavivará", e que foi convidado para desenvolver uma apresentação em um teatro. Que nome que enredo teatral você criaria?

05. Analise a imagem da exposição "O prazer é nosso". Com base na imagem e nas explicações através do vídeo aula. Identifique as críticas apontadas pelo grupo, exposição "O prazer é nosso".

06. A partir da leitura do texto, qual a fonte de inspiração utilizada pelo grupo "O coletivo Opavivará", em suas obras.

07. Identifique no texto, a importância das redes socias para a visibilidade do grupo "O coletivo Opavivará".​

Respostas

respondido por: hygorhypolito10
7

Resposta: Diretamente do Rio de Janeiro, o coletivo Opavivará! desembarca em Florença. O grupo carioca transformou o pátio do Palazzo Strozzi em um grande espaço de participação e envolvimento através da instalação da obra Rede Social.

Após a exposição performance de Marina Abramovic e contemporaneamente a exposição Verrocchio, mestre di Leonardo, o Palazzo Strozzi, em Florença, apresenta a obra Rede Social do grupo Opavivará!. O coletivo de artistas de Opavivará! (Brasil 2005) propõe um uso fortemente social do espaço urbano através da criação de trabalhos relacionais que propõem performances coletivas como a Rede Social: uma grande e colorida rede de descanso de mais de 10 metros feita especificamente para o pátio do Palazzo Strozzi, que convida o visitante a participar e a compartilhar.

Explicação:

Perguntas similares
8 anos atrás