• Matéria: História
  • Autor: annakawany2008
  • Perguntado 5 anos atrás

No período medieval, o pensamento de que mulheres deveriam ser submissas aos homens também era muito aceito socialmente e defendido pela religião. Entretanto, não devemos pensar nas mulheres apenas enquanto um grupo submisso nesse contexto. Durante a Idade Média, embora muitas mulheres aceitassem a submissão, uma parcela significativa desempenhou papéis (profissões) que eram tidos como masculinos.

Conforme a leitura acima, aponte alguns avanços que foram conquistados em relação à equidade de diretos no que diz respeito a homens e mulheres. ​

Respostas

respondido por: GusTzBr
23

A luta das mulheres pela conquista de direitos e equidade é uma disputa já antiga e cercada de desafios.

Um movimento emblemático ocorreu na França, em plena Revolução Francesa, concomitantemente a publicação dos Direitos do Homem e do Cidadão,  Olympe de Gouges publicou o Direito das Mulheres e da Cidadã, exigindo uma série de diretos e equidade para as mulheres, no entanto, em um mundo predominantemente machista essas ideias não foram levadas a sério.

Ao menos, nessa época, com o avanço das revoluções industriais, o conhecimento especializado era necessário e o direito a educação para as mulheres começou a se estabelecer mais firmemente, porém lentamente (já que era mais restrito aos homens).

No entanto, historicamente podemos citar algumas notórias conquistas:

Direito de trabalhar

No início da revolução industrial mulheres conseguiram o direito de trabalhar, mesmo que em péssimas condições, saindo da ideia atrasada de que apenas o homem deveria trabalhar. Hoje, o dia internacional da mulher, é justamente uma homenagem a mulheres que morreram queimadas em uma fábrica têxtil por policiais, nos Estados Unidos.

Direito ao voto

Historicamente e em diversos países as mulheres sempre foram privadas de eleger seus representantes e participar da política. Algumas ondas feministas, final do século XIX e todo século XX, conseguiram finalmente esses direitos. Podemos destacar por exemplo Simone de Beauvouir, uma importante filósofa existencialista que contribuir para fortalecer esses movimentos.

Direto aos anticoncepcionais

Recentemente, final do século XX, com o desenvolvimento científico as mulheres conseguiram o direito de controlar os nascimento e gravidez. Algo que antes não era possível visto que os preservativos eram mais voltados aos homens.  

-----------------------------

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse:

  • https://brainly.com.br/tarefa/29150309
  • https://brainly.com.br/tarefa/29552715
  • https://brainly.com.br/tarefa/29284883
Anexos:

fluffygirl537: Salvou minha vidaaa obg
pedrohenriquea875: a minha tanbem
Perguntas similares