• Matéria: Filosofia
  • Autor: creatorgnk
  • Perguntado 9 anos atrás

porque santo agostinho afirma a necessidade da graça divina e a existencia da predestinação não implica entrar em contradição com a tese do livre - arbítrio ?

Respostas

respondido por: nitch
2
O ser humano precisa de algo para dar sentido aos seus feitos,pois do que adianta fazer o que faço na  Terra se na morte nada fará sentido? Por que vou amar o meu proximo se no final morrerei e tudo o que fiz simplesmente será esquecido por pessoas proximas? A necessidade de dar um fim para os nossos feitos criou a figura da graça divina, a que nos acude no momento de crise de existencionalismo ou nos alimenta quando queremos alguma motivação para algo. Sim, mas não nesta conotação do enunciado, ela o faz de forma direta, pois modifica os atos das pessoas que agem de forma "santa" mas voltam ao seu estado de frenesi quando ninguém está olhando.


creatorgnk: porque a afirmação do livre abitrio e necessaria para que uma pessoa seja moralmente responsabilizada por seus atos ?
creatorgnk: Tenho outra se não for pedir muito! =D Porque para san to agostinho a preciencia divina não e compativel com o livre abitrio dos homens ?
nitch: kkk relaxa
nitch: Primeira:O governo de grande parte das sociedades e laico, isso faz com que essa tese teologica deixe de valer, logo a lei do homem prevalece, e julga cada ato de forma que cada pessoa fez o que fez por ter seus motivos
nitch: Acho que responde as duas de uma só vez
creatorgnk: Muito obrigado!! UAHSUAHSAS :3
nitch: C:
nitch: Por nada
creatorgnk: Tem facebook?
creatorgnk: AUHEUAHEAE
Perguntas similares