• Matéria: História
  • Autor: celsocursino65
  • Perguntado 5 anos atrás

No mercantilismo o Estado interfere na economia. Correto ou incorreto ?​


izabeladias916: A afirmação: No mercantilismo o estado interfere na economia, é correta. O mercantilismo vê a intervenção do Estado como o meio mais eficaz de desenvolvimento econômico. ... O mercantilismo, é baseado em três características ou ideias fundamentais: A acumulação de riquezas, principalmente metais preciosos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
77

A afirmativa é verdadeira, já que no Mercantilismo o Estado intervém na economia para garantir a balança comercial favorável, ou seja, exportar mais que importar.

As intervenções do Estado neste sentido se dão por meio da criação de barreiras tarifárias para os produtos estrangeiros, que se tornam, por causa dos impostos adicionais, mais caros que os produtos nacionais, perdendo capacidade de competir. Também interfere por meio da concessão de monopólios para grupos da burguesia que estão mais próximos dos governantes.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3548820

Anexos:
respondido por: LarissaMoura3
0

A afirmativa está correta. No mercantilismo, o estado exerce interferência na economia. Essa interferência possui a finalidade de alcançar uma balança comercia favorável.

O mercantilismo foi uma política econômica europeia durante o Antigo Regime. Os elementos que caracterizam o mercantilismo envolvem o conjunto de práticas econômicas adotado para incentivar o capitalismo comercial. Apesar de algumas características serem comuns, as ideias não foram homogêneas para todos os países da Europa.

As principais inovações trazidas ao mercantilismo foram o incentivo à produção manufatureira e a implantação da burguesia industrial.

Saiba mais sobre mercantilismo em: brainly.com.br/tarefa/35752961

Espero ter ajudado, bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares