Quanto à formação do território brasileiro, podemos afirmar que
a mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com o Sul, a descoberta provocou um fluxo populacional vindo de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia e interiorizou o desenvolvimento do País.
a extração do pau-brasil, promovida pelos paulistas, por meio das entradas e bandeiras, foi importante na expansão das fronteiras do território brasileiro, durante o século XIX.
a economia baseada, no século XVI, na exploração das drogas do sertão interligou a porção Centro- Oeste à região Sul
a economia açucareira do Nordeste brasileiro, baseada no plantation e escravidão, foi a responsável pela industrialização no Brasil.
Respostas
Resposta:
Durante os dois primeiros séculos da Colonização do Brasil, a atividade econômica estava relacionada principalmente com o modelo agropastoril, sobretudo ao sistema da plantation, desenvolvido no Nordeste, isto é, ao cultivo de grandes latifúndios monocultores, como o da cana-de-açúcar. A razão para isso vinha do fato de que, ao contrário dos espanhóis, que encontraram com maior facilidade outras fontes de riqueza, como metais preciosos, em suas colônias americanas; no Brasil, a obtenção de lucros com pedras e metais precisos só ocorreu no século XVIII, via prospecção, no interior do território.
As condições para o desenvolvimento da mineração no Brasil foram dadas pelo processo de desbravamento do interior da colônia operado pelas denominadas Entradas e bandeiras, que consistiam em expedições armadas que saíam da Capitania de São Paulo rumo ao sertão, com o objetivo de apresar índios, destruir quilombos e encontrar metais preciosos. No ano de 1696, uma dessas expedições conseguiu encontrar jazidas de ouro nas regiões montanhosas de Minas Gerais, onde teve início a ocupação do Vale do Ouro Preto