releia o trecho a seguir (do texto "O lobo do mar").
Eu nao estava choramingando, embora fosse provável que meu rosto estivesse enrrugado e retorcido de dor. Mas fiz das tripas coração, cerrei os dentes e continuei cambaleando de um lado a outro, entre a cozinha e a cabine, sem mais surpresas.
a- Como você descreveria, após ler o trecho, a relação de Humphrey com os desafios vividos?
b-Em narrativas de aventura, geralmente, as personagens apresentam qualidades como coragem, força, habilidade, inteligência e determinação. Entre essas características, quais se aplicam a Humphrey? E quais não se aplicam?
Respostas
Resposta:
A - O personagem descrito exala um protótipo de resiliência, isso está nítido quando Humphrey resolve transpassar a situação sôfrega sem prantos, focando-se em prosseguir até a cabine próxima, não se acostumando ou sendo vítima de suas lamentações, abandonando a passividade e inércia que podem acompanhar as dores.
B - Fica expresso que Humphrey é corajoso, inteligente, forte e determinado. Por quê? pelo fato de abdicar do estado de dor, preferindo lutar pela própria vida; isso retrata bem que a coragem, força e determinação sejam qualidades suas. A inteligência que lhe cabe é a inteligência emocional, uma vez que sabe lidar com as controvérsias. Quanto às qualidades que não o definem, podemos listar a de habilidade, uma vez que não houve foco em suas competências mas numa fuga emocional e física.