Respostas
Explicação:
A palavra lixo se refere a tudo aquilo que já não tem mais serventia e que pode, portanto, ser jogado fora. Como esse material perdeu sua utilidade original, é esperado que ele seja descartado. Dessa forma, a possibilidade de reutilização, na maioria das vezes, sequer chega a ser considerada.
Toneladas de lixo ou resíduos sólidos são produtos que, apesar de já terem perdido sua utilidade original, podem ser reutilizados ou reciclados. Por meio da reutilização ou da reciclagem, os materiais descartados ganham uma nova funcionalidade
Ao olhar para o lixo como um resíduo sólido, entendemos que podemos reaproveitar muitos produtos que seriam simplesmente jogados fora. Assim sendo, colaboramos com a diminuição do impacto ambiental causado tanto pelo descarte incorreto e desnecessário quanto pelos custos sociais e ambientais da produção de materiais novos.
Por exemplo, embalagens de garrafa PET, que apesar de recicláveis são abundantemente encontradas em lixões e aterros sanitários, têm sido empregadas para a produção de tecidos pela indústria têxtil. Com isso, além de evitar que esses resíduos sólidos poluam o meio ambiente, é possível tornar os processos produtivos mais econômicos e sustentáveis a partir da reutilização de um material já existente.
Por que é importante diferenciar lixo de resíduos sólidos?
Compreender a diferença entre lixo e resíduos sólidos é um importante passo para mudar a forma como tratamos os resíduos que produzimos. Sem uma reflexão sobre o destino e a possibilidade de reutilizar ou de reciclar os produtos, a tendência é tratarmos materiais que poderiam ser reutilizados simplesmente como lixo.
A separação adequada dos resíduos sólidos que produzimos é um passo relevante para a reciclagem desse material, e ela só pode ser realizada ao olharmos com cuidado para cada produto que descartamos.
- Se gostou não esqueça de avaliar =)