Imagine a seguinte situação: você é profissional da área da saúde e foi convidado para ministrar uma aula de Anatomia Humana para alunos do primeiro semestre do curso de Biomedicina.
O professor que o convidou disse que você teria liberdade de abordar o conteúdo da forma que preferisse, mas que algumas imagens teriam que necessariamente ser mostradas e explicadas. Você então recebe essas imagens por e-mail, mas elas não têm legendas. É de extrema importância que um profissional desta área saiba empregar a nomenclatura anatômica no meio acadêmico, portanto você terá que revisar essa linguagem e analisar as imagens para escrever as legendas correspondentes.
Você tem o seguinte desafio: escrever para cada imagem sua legenda, referindo os planos tangenciais e seccionais (se a estrutura estiver cortada), regiões do corpo, direções e os lados (direito ou esquerdo). Em cada imagem, será indicado o que terá que ser acrescentado. Este exercício é importante para que você treine o raciocínio espacial em anatomia.
Respostas
Resposta:
Figura 1 Plano seccional transversal
Figura 2 Plano seccional transversal , plano tangencial supeiror
Figura 3 Mão direita plano seccional transversal ,plano tangencial supeiror ou plano seccional transversal
Figura 4 pé direito plano seccional frontal ou coronal vista interna do pé no plano seccional frontal.
Figura 5 Plano tangencial lateral esquerdo
Explicação:
Resposta:
Figura 1: Plano seccional transversal.
Figura 2: Plano seccional transversal (ou horizontal) e plano seccional frontal (ou coronal).
Figura 3: Mão direita, plano seccional transversal (ou horizontal), plano tangencial superior (lembrando que a mão está em posição anatômica). Na maioria das vezes é usado "vista interna da mão em um plano seccional transversal".
Figura 4: Pé direito, plano seccional frontal ou coronal (lembrando que o pé está em posição anatômica).
Observação: Sobre as imagens com cortes, note que, quando um corpo é seccionado, a parte resultante que está sendo estudada é considerada novamente como um corpo no espaço (e em posição anatômica) e continuará tendo os planos tangenciais anterior, posterior, laterais, superior e inferior, para limitá-lo nas três dimensões espaciais.
Explicação: