Em janeiro de 2013, o atleta queniano, Abel Mutai, medalhista em corridas de obstáculos, estava prestes a alcançar mais um ouro. Ao entrar na reta final, pensou que já tinha concluído a prova e, desacelerando, acenava para o público como vencedor. O próximo atleta se aproxima e vendo que seu adversário estava errado, parou a poucos metros da chegada, não quis aproveitar a oportunidade e vencer. Gesticulando na tentativa de estabelecer alguma comunicação com Mutai, praticamente empurra o queniano em direção à linha de chegada.
Fica a pergunta no ar: seria lícita a vitória sobre o favorito? Sim. Seria ético? Não. Esta é uma situação que pode exemplificar um conflito entre legalidade e ética. Pode ser legal, mas é ético? E esse conflito só pode ser resolvido quando o agente ético reconhece os valores morais como se tivessem sido instituídos por ele, como se pudesse ser o autor desses valores ou das normas morais. Por isso, ele é livre, autônomo, como se tivesse dado a si mesmo sua própria lei de ação.
Considerando as informações acima e os estudos da disciplina sobre comportamentos éticos e legais na negociação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ainda que as partes envolvidas considerem um comportamento como ético, segundo seus princípios e valores, caso não seja legal, estará sujeito às sanções da justiça.
PORQUE
II. Um comportamento pode ser aceito pela legislação e, ainda assim, ser considerado não ético, podendo ser questionados pelos padrões estabelecidos, segundo os valores das pessoas envolvidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é um complemento correto da I.
A alternativa I é verdadeira e a alternativa II se apresenta como um complemento da I.
- "Ainda que as partes envolvidas considerem um comportamento como ético, segundo seus princípios e valores, caso não seja legal, estará sujeito às sanções da justiça."
Essa alternativa quer dizer que embora um grupo de pessoas envolvidas em uma ação considerem ela ética, justa e correta, se esta ação não for legal, ou seja, não foi reconhecida pela justiça como correta, ela estará sujeita a penalidades.
- "Um comportamento pode ser aceito pela legislação e, ainda assim, ser considerado não ético, podendo ser questionados pelos padrões estabelecidos, segundo os valores das pessoas envolvidas."
Essa alternativa afirma que por mais que um comportamento seja legal, reconhecido pela justiça como correto, um grupo de pessoas pode analisar e questionar se para eles, tal comportamento é ou não ético. Não quer dizer que a lei vá mudar, mas é possível que as pessoas optem por não praticar determinada ação, (mesmo sabendo que não sofreriam nenhuma penalidade) pois não condiz com seus valores.
Por isso ambas as alternativas estão certas e se complementam.
Espero ter ajudado!
Leia mais sobre ética e justiça aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/140981
https://brainly.com.br/tarefa/25309374
https://brainly.com.br/tarefa/11043118