1. em 2018, foi o registrada a menor distância entre ápice marte e terra em todos os tempos. os dois planetas chegaram a estar afastados por cerca de 57,7 milhões de quilômetros. com uma distância tão próxima, agências espaciais aproveitaram para lançar sondas e robôs ao planeta com o objetivo de buscar informações e pela primeira vez, coletar material do solo marciano. tudo isso ocorre porque distância menor significa economia de energia de combustível. a próxima oportunidade de aproximação máxima será em 2035. a distância do planeta terra ao planeta marte, expressa em notação científica e em metro, que é o padrão internacional de medida de distância e com apenas duas classes de precisão, fica corretamente representada em: * 1 ponto a) b) c) d) 2. leia as informações contidas no texto abaixo e responda o que se pede. * 1 ponto a) b) c) d)
Respostas
Resposta:
1.d) 5,8 * 10^10m
2.c) 68,5mm e 68 10^-2m
Explicação:
A distância do planeta Terra ao planeta Marte, expressa em notação científica e em metro, está corretamente representada em: Alternativa D) .
Neste caso, se pede que a distância entre a Terra e Marte seja expressa em notação científica, com apenas duas classes de precisão (2 decimais) e usando o metro como unidade.
Então, a notação científica ou exponencial, é uma forma de escrever números com base em potências de 10 na forma: , onde:
- a, coeficiente
- n, ordem de grandeza ou posições.
Neste caso, temos que a distância é 57,7 milhões de quilômetros. para transformar a metros deve-se multiplicar por 1000, já que 1 km = 1000 m:
Logo, para expressar em notação cientifica devemos deixar um número inteiro (cociente) e o expoente representa a quantidade de posições que a vírgula se desloca, deixando apenas as classes de precisão requeridas:
- Cociente: 5
- Classes de precisão: 77
- n: 10
Dessa forma temos que:
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/44517671