• Matéria: História
  • Autor: liona404
  • Perguntado 5 anos atrás

Identifique as características do Iluminismo presente na imagem da bandeira do estado de Minas Gerais.

Anexos:

Respostas

respondido por: raquelbastospinto
2

Resposta:

O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutela que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutela quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! – esse é o lema do Iluminismo  

A bandeira do estado de Minas Gerais é fruto de ideais iluministas e da busca pela independência. A bandeira de Minas Gerais é branca com um triângulo equilátero vermelho no centro, sendo este contornado com a expressão em latim "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN", que significa "LIBERDADE AINDA QUE TARDIA". significado do triângulo é uma referência à Sagrada Trindade, sendo a ideia da sua incorporação na bandeira de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, conhecido por ser um dos membros mais significativos do movimento da Inconfidência.  

A Sagrada Trindade, de acordo com a Maçonaria (Tiradentes e outros inconfidentes participavam deste grupo), representa a junção dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, sendo estes também elementos básicos da Revolução Francesa.  

A bandeira é composta por três cores: branco, vermelho e preto. O vermelho (triângulo) foi adotado por fazer referência ao ideal revolucionário da Inconfidência Mineira, e o preto é a cor para dar destaque ao lema "libertas quae sera tamen".

A atual versão da bandeira de Minas Gerais foi instituída pela lei nº 2.793, de 8 de janeiro de 1963.

Explicação:

Apesar da resposta estar  comprida, não achei que desse para resumir mais do que isto.

Espero ter ajudado.


liona404: obrigada
Perguntas similares