• Matéria: Química
  • Autor: iuritavares2005
  • Perguntado 5 anos atrás

7. O dióxido de carbono presente no ar expirado pode ser identificado
usando?​

Respostas

respondido por: chiconelalopesdoming
1

Resposta:

O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, é um óxido ácido cuja fórmula molecular é CO2 (O ═ C ═ O). Esse composto é um gás na temperatura ambiente e é essencial para a manutenção da vida no planeta, pois ele participa de dois dos processos mais vitais, que são a fotossíntese e a respiração.

Na fotossíntese, as folhas das plantas clorofiladas absorvem o dióxido de carbono presente no ar atmosférico e, combinado à luz absorvida do sol e à água, ocorre a seguinte reação:

6 CO2(g) + 6 H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

Veja que moléculas orgânicas, como a glicose (C6H12O6) são sintetizadas, e oxigênio é liberado para o meio ambiente. Essa reação promove a nutrição vegetal e a energia é repassada para os seres vivos que se alimentam dessas plantas.

A reação inversa ocorre pela respiração dos seres heterótrofos, como o ser humano. Nosso metabolismo interno transforma o oxigênio que respiramos em dióxido de carbono que é levado pelo sangue aos pulmões e, quando expiramos, o dióxido de carbono é liberado novamente para a atmosfera que pode passar pelo processo de fotossíntese ou seguir outros rumos.

Um dos caminhos possíveis é se dissolver na água do mar e virar sedimento no fundo do oceano. Isso nos lembra outra utilização do dióxido de carbono em nosso cotidiano: ele é o gás presente em refrigerantes e em águas gaseificadas. O CO2 é dissolvido na água sob altas pressões e baixas temperaturas, reagindo com ela e formando o ácido carbônico (H2CO3).


iuritavares2005: obrigado
Perguntas similares