A Primeira Constituição do Brasil nasceu de debates e discussões fortes, tudo porque: *
1 ponto
a) os radicais e liberais fizeram uma aliança política para derrubar o jovem imperador.
b) o imperador D Pedro I, que há pouco havia declarado a Independência do Brasil, não aceitava uma Constituição que limitasse seu poder ou se subordinasse à Assembleia.
c) os conservadores lutavam por criar um sistema de poderes que favorecesse a participação dos liberais na política, destaque para a constituição da Mandioca.
d) o Imperador D. Pedro I buscava acalmar os ânimos dos liberais e conservadores, tentando atender seus interesses, o que acabou limitando seu poder e se subordinando à Assembleia.
Respostas
Resposta:
1. a) os estadunidenses Alexander Hamilton e James Madison, inspirados nas ideias de Montesquieu.
''Inspirados nas ideias de Montesquieu, os estadunidenses Alexander Hamilton e James Madison formularam a teoria da divisão dos poderes em três: Executivo (para administrar o país e executar as leis), Legislativo (para elaborar e aprovar as leis) e Judiciário (para fiscalizar o cumprimento das leis e julgar os conflitos). Segundo essa teoria, a tripartição só teria validade se os três poderes fossem autônomos, independentes.''
2. b) o imperador D Pedro I, que há pouco havia declarado a Independência do Brasil, não aceitava uma Constituição que limitasse seu poder ou se subordinasse à Assembleia.
''A Primeira Constituição do Brasil nasceu de debates e discussões fortes, tudo porque o imperador D Pedro I, que há pouco havia declarado a Independência do Brasil, não aceitava uma Constituição que limitasse seu poder ou se subordinando à Assembleia.''
É correta a alternativa B, de modo que a primeira Assembleia Constituinte de nossa história (a de 1823) foi dissolvida (no evento conhecido como "a Noite da Agonia"), seus membros punidos e uma nova Assembleia Constituinte, formada apenas por apoiadores incondicionais de Dom Pedro I, convocada.
Isto fez com que o Brasil tivesse um sistema político que dava muito mais poder ao Governo Central (ao Imperador) que às províncias, o que despertou a insatisfação dos latifundiários com o governo de Dom Pedro I. Considerado uma figura autoritária, renunciou ao Trono Brasileiro em favor de seu filho, Dom Pedro II, em 1831, partindo para Portugal.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/11163539