Dê dois exemplos de fluxos migratórios ocorridos no Brasil em decorrência das diferenças de condições de desenvolvimento das regiões brasileiras.
Respostas
Resposta:
Migração da população nordestina para São Paulo e migração para a construção de Brasília
Explicação:
A migração de população nordestina deu-se, principalmente, entre as décadas de 1930 e 1950. Nessa época, a região Nordeste apresentava baixas taxas de industrialização e urbanização, além de grandes secas. Tudo isso resultou em grandes taxas de desemprego, bem como em fome e violência. Em busca de melhores condições de vida, houve uma migração em massa de pessoas de todos os estados do Nordeste para São Paulo, estado que já apresentava grandes taxas de desenvolvimento urbano e industrial naquela época, o que gerava mais empregos. Além disso, o clima do estado de São Paulo era mais ameno e, mesmo nas épocas mais secas, não gerava grandes surtos de fome
A migração de Brasília no final da década deu-se, principalmente, ao fato dessa cidade ser uma capital com localização escolhida pela sua posição geográfica, aproximando-se do centro do país. A cidade recebeu uma grande leva de trabalhadores que atuaram em sua construção, os chamados candangos, e depois recebeu outros migrantes para a ocupação de cargos na capital recém-construídas. Esses migrantes eram, majoritariamente goianos, baianos e mineiros.